CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Ferramentas de gestão financeira para otimizar seu negócio

Ferramentas de gestão financeira para otimizar seu negócio

Quando se trata de obter sucesso e se desenvolver de maneira sustentável no mercado, cuidar da gestão financeira da forma mais adequada é uma questão de prioridade.

Afinal de contas, o cuidado com as finanças e o patrimônio da empresa vai fazer com que a mesma consiga se manter sustentável no mercado e poder direcionar seus investimentos para estratégias de crescimentos sem dificuldades ou impedimentos.

No entanto, ter um bom controle financeiro não é tão fácil assim. É preciso ter muito cuidado e atenção na hora de realizar os cálculos diários e planejar em todos os momentos.

Também é preciso saber e monitorar todos os detalhes sobre as entradas e saídas de caixa que a empresa possui nos períodos.

E por tudo isso ser uma tarefa muito complexa, podemos afirmar que a melhor maneira de otimizar os processos financeiros da sua empresa é por meio da utilização de algumas ferramentas de gestão financeira!

E por essa razão, nós produzimos este conteúdo para te explicar todos os detalhes sobre o que são os softwares financeiros e quais são os mais essenciais e que podem trazer uma grande diferença para o seu negócio.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos nessa?

O que são as ferramentas de gestão financeira?

Primeiro de tudo, é importante falarmos sobre seu conceito e sua importância para as empresas. 

Por sua vez, as ferramentas de gestão financeira são softwares e dispositivos que possuem como finalidade otimizar os processos manuais de um departamento financeiro.

Para entendermos melhor, vamos utilizar o exemplo de uma empresa que produz circuito impresso.

Para que ela saiba quais foram as suas contas a receber e suas contas a pagar, é necessário registrar todos os valores, sem exceção. Isso, por si só, pode acabar demandando muito tempo do gestor e ainda ocasionar divergências nos dados.

Como resultado, o gestor não consegue ter tempo para verificar as estratégias de outros departamentos e os resultados não saem como esperado.

É para isso que as ferramentas de gestão financeira servem. Elas otimizam e trazem certeza aos resultados incluídos em seus mecanismos.

Dessa forma, além de todo trabalho burocrático ser simplificado, o gestor ainda consegue ter um melhor controle financeiro e fazer com que a empresa se desenvolva da melhor forma!

Quais são as ferramentas de gestão financeira mais utilizadas?

Agora que já entendemos sobre o que se trata as ferramentas de gestão financeira, vamos descobrir quais são as ferramentas mais essenciais e que promovem resultados e otimização em sua empresa, por isso, continue nos acompanhando!

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos recursos mais básicos e que todo empreendedor necessita para observar com clareza as suas despesas, custos, receitas e faturamento, entre outros.

Se você tem uma empresa de fita de led, por exemplo, é fundamental utilizar o fluxo de caixa para que seu negócio tenha o controle das operações financeiras e saiba em que situação a organização se encontra.

No entanto, mesmo sendo tão básico e importante, diversos empreendedores e especialmente empresas de pequeno porte não utilizam ou registram as operações de forma adequada.

E o motivo disso? O fluxo de caixa é extremamente complexo e, dependendo da organização, há uma variedade imensa de registros a serem feitos e acompanhados.

Por isso, hoje em dia existem softwares de fluxo de caixa que são mais otimizados e garantem um maior controle da empresa.

Assim, você saberá com precisão todas as suas movimentações financeiras, seja de entrada ou de saída de recursos.

Acompanhando da forma mais adequada às suas operações, você também estará mais consciente da situação financeira do negócio e, assim, poderá analisar as melhores formas de suprir as necessidades da organização.

Capital de giro

Assim como acompanhar todos os recursos, ter sempre um valor disponível reservado para sua empresa poder realizar suas atividades sem impedimentos também é fundamental. E é esse o objetivo do capital de giro.

Se trata de um montante destinados a todas as operações do negócio durante um período de tempo.

Mas como é possível saber quanto é necessário ter para manter minha empresa em funcionamento durante um certo período de tempo?

Para realizar esse cálculo, também é necessário investir em tempo e muita dedicação manual, ou aproveitar os avanços tecnológicos e apostar no uso de softwares que otimizam e simplificam os cálculos de capital de giro!

Por meio dessa ferramenta, você estará mais seguro e saberá exatamente quanto reservar para manter sua empresa preparada para enfrentar qualquer obstáculo!

ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) significa planejamento de recursos empresariais. Por sua vez, ele é um software que auxilia os empreendedores em relação aos departamentos de uma empresa.

Isso significa que, se você tem uma empresa de domus para telhado e tem problemas com recursos humanos, por exemplo, o ERP vai ajudá-lo a solucionar todas as suas necessidades e se desenvolver de maneira mais dinâmica no mercado!

O ERP possui uma gama de funcionalidades muito diversificada, e pode ser útil em todos os setores da sua empresa.

Ou seja, ele não atua somente em um setor, mas sim, em todos os que você deseja melhorar e aperfeiçoar.

E como estamos falando de gestão financeira, o ERP é uma excelente opção para otimizar uma série de processos financeiros e contábeis da empresa!

No entanto, é importante ressaltarmos que em todas as ferramentas de gestão financeira, há diversos fornecedores que as disponibilizam com preços e pacotes diferentes. Ainda há empresas que fornecem os softwares de maneira gratuita.

Por isso, para que seja possível utilizar todas as ferramentas de gestão, é importante analisar seus preços de contratação e escolher o melhor fornecedor disponível no mercado.

Agora que você já sabe tudo sobre as ferramentas de gestão financeira, o que está esperando para aplicar alguma delas em seu próprio negócio?

E aí, gostou do post? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre a sua opinião! Também nos acompanhe nos próximos conteúdos!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucas SouzaBoas respostas


Me siga