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Feedback do cliente, por que é tão importante coletá-lo?

Feedback do cliente, por que é tão importante coletá-lo?

Potencializar o crescimento e definir novas estratégias para aprimorar as ofertas é essencial a qualquer negócio. Mas como isso seria possível sem o envolvimento dos principais interessados nos serviços e/ou produtos que você oferece? É por esta principal razão que o feedback do cliente é tão importante.

Traçar metas e definir objetivos sem dar atenção à opinião do seu cliente dificilmente fará com que a sua marca cresça e todo o investimento de tempo e dinheiro poderá ser em vão. Desta forma, ao não ouvir o feedback do seu cliente você poderá estar dando um tiro no próprio pé.

Quer entender mais sobre este assunto e descobrir como coletar adequadamente o feedback do cliente? A ISBRASIL – empresa especializada em Cloud Gerenciado – quer ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais, e para isso, preparou este conteúdo completo para te ajudar. Acompanhe!

Qual a importância do feedback do cliente?

Muitos são os benefícios de coletar a opinião do seu público. Portanto, veja agora os motivos pelos quais você deve adotar essa estratégia no seu negócio o quanto antes:

Promove melhorias nos produtos e serviços da empresa

Quando uma empresa lança um novo produto ou serviço, certamente, toma esta decisão com base numa pesquisa abrangente de demanda do mercado e projeções para saber se o investimento é justificável.

Entretanto, nada disso tem a mesma importância e credibilidade de um feedback de pessoas que realmente experimentaram a novidade. São estes feedbacks que irão ajudá-lo a entender o que pode ser feito para melhorar o produto/serviço e o que pode ser mantido.

Amplia a retenção de clientes

Atualmente, existem muitas formas de reter clientes, graças à digitalização e amplitude dos negócios online. Mas porque isso é importante?

A retenção de clientes não só garante vendas recorrentes e fidelização, como também promove a criação de promotores da marca para conquistar novos públicos e garantir a rentabilidade em qualquer situação.

E para assegurar esta retenção, nada melhor do que investir na satisfação do público, desde a relação a experiência de compra, uso e pós-venda.

Aumenta os níveis de satisfação com a sua marca

Quando uma empresa atende às expectativas dos seus clientes, ou ao menos escuta o que eles têm a dizer, está promovendo uma relação de confiança que melhora sua reputação dia após dia.

Afinal, a satisfação do cliente é um fator crucial para determinar o desempenho financeiro de uma empresa, uma vez que pode aumentar as vendas, ajudar a reduzir custos, etc.

Cria provas sociais

A recomendação pessoal aumenta a credibilidade de uma marca. Pense, por exemplo, nas vezes em que você comprou um produto ou adquiriu um serviço de uma determinada empresa por recomendação de familiares ou amigos.

Em um contexto das redes sociais, uma repercussão negativa compartilhada pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de um produto ou serviço. Por isso, é importante atender às expectativas dos seus clientes para que eles promovam a sua marca da melhor forma.

Quais estratégias são mais eficientes na coleta de feedbacks?

Já está convencido da importância da coleta do feedback do cliente? Agora, que tal descobrir como coletar esta informação tão valiosa? Vamos apresentá-lo as estratégias mais eficientes para fazer isto.

Formulários de feedbacks dedicados

Que tal manter uma página exclusiva para este contato com o cliente? Crie um formulário com perguntas relevantes e incentive seus clientes a responder concedendo descontos ou vantagens exclusivas, por exemplo.

No pós-venda ou no suporte ao cliente

Você também pode enviar o formulário quando um atendimento de venda ou suporte for fechado. O objetivo desta pesquisa é determinar se o produto, serviço ou atendimento está de acordo com as expectativas do cliente.

Através de um contato mais direto

Sem dúvidas, o contato direto com o cliente a partir de ligações é a forma mais eficiente de obter um feedback, mas cuidado para não ser inconveniente e intrusivo e, consequentemente, prejudicar a percepção do cliente sobre a marca.

Ao optar por este modelo, priorize o contato em horários comerciais e invista no treinamento da equipe responsável pelas ligações.

Por meio do monitoramento de redes sociais e sites

Sites especializados como o Reclame aqui e as redes sociais, oferecem a possibilidade de monitorar o desempenho da sua marca em relação a concorrência e obter respostas rápidas para evitar que um feedback negativo interfira em todas as demais ocorrências.

 

Com os dados coletados a partir dos feedbacks, é possível direcionar melhor os seus esforços de venda e de marketing, minimizar entraves entre processos e efetivar melhorias em seus produtos e serviços.

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