Sabe aquela velha máxima de que: se não conheço o problema, não preciso lidar com ele? Desde empresas de compressor parafuso, passando por marcas de roupas pensavam desta forma. Mas você sabe o que isso acarretava?
- Dificuldade na aquisição de novos clientes;
- Despesas extras com possíveis problemas judiciais;
- Mais demora, no que diz respeito à melhoria de serviços e produtos;
- Falta de um diálogo mais horizontal e verdadeiro com o cliente.
Quer saber mais a respeito e ter a chance de utilizar ferramentas estratégicas para gestão de seu comércio e de seu atendimento? Então vem com a gente, que mostraremos isso e muito mais!
Como fazer a classificação dos feedbacks recebidos?
O feedback do cliente pode ser reconhecido de duas maneiras. Uma delas é com a pesquisa de satisfação, onde sua marca contrata profissionais para criarem e inserirem tal funcionalidade dentro de seu site, nas redes sociais e também no final das chamadas telefônicas.
A segunda é feita enquanto os consumidores usam seus produtos ou serviços. Ou seja, é como uma chave de nível, que pode servir para diversas ocasiões e por tempo ampliado.
Você, como empreendedor, jamais deve acreditar no acaso e dizer que o seu cliente é fiel à sua marca, simplesmente porque o mesmo faz compras regulares de seus produtos. Sem o aporte necessário, ele pode facilmente mudar sua preferência do dia para a noite.
Quais os melhores formatos para captar o feedback dos clientes?
Como já dissemos anteriormente, há um sem número de possibilidades e formatos para fazer a captação de feedback dos clientes. Veremos a seguir os mais comuns.
- Tickets de suporte dentro do software de atendimento ao cliente;
- Dentro do auto atendimento ou em conversas pelo chatbot;
- Em fóruns na internet;
- Com bases de conhecimento;
- Com comentários inseridos dentro das postagens nas redes sociais ou no site da empresa;
- Com a utilização de enquetes;
- Ou com as já conhecidas pesquisas de satisfação.
Estratégias certeiras para o uso do feedback do cliente
Este tópico é como uma batedeira industrial, ou seja, o gestor pode utilizar vários itens da lista a seguir e condená-los para o crescimento no que diz respeito à elaboração das estratégias futuras.
- Escolha um método para avaliação: Se o chefe da marca quer ter a real noção de como está a eficiência no Call Center, crie uma pesquisa no pós atendimento, onde o cliente dá nota para o colaborador;
- Serviços e produtos personalizados: Depois dos dados coletados, verifique aqueles que mais se repetem e, se possível, insira estas personalizações em seus produtos e serviços;
- Imagem forte da empresa junto de seu público-alvo: Mostrar-se aberto a receber críticas e sugestões de seu público-alvo é um passo importante. Porém, extrair as estratégias a partir destas opiniões, aumenta a força de sua marca e a preferência dos clientes para com ela.
Agora que já entendeu a respeito do recebimento de feedback do cliente, basta tirar tudo isso do papel e ver seus lucros aumentarem gradativamente. Gostou deste conteúdo? Então, não esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.