CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Fabricação de polpas: oportunidade em alta

Fabricação de polpas: oportunidade em alta

101

As polpas de fruta atendem ao hábito que a maioria das pessoas tem de consumir sucos de frutas naturais em qualquer época do ano, sem depender da sazonalidade. Por isso, para se diferenciar no mercado, os fabricantes de preparados de polpas de frutas precisam apresentar uma grande variedade de sabores.

Para o desenvolvimento de produtos inovadores, um dos caminhos é o de novos sabores, com destaque para o grande filão das frutas regionais, principalmente do Norte e Nordeste. Inclusive nas grandes regiões consumidoras Sudeste e Sul, também observa-se o aumento do consumo de algumas frutas típicas, como o açaí e o cupuaçu.

Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir o mercado a ser atingido. Você pode começar por identificar segmentos de mercado específicos nos quais você deseja atuar, para em seguida analisar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores.

A diferenciação é alcançada principalmente por meio da qualidade e da variedade dos produtos oferecidos, bem como do atendimento aos clientes. A recomendação é estudar seus hábitos, comportamentos, gostos, tendências e manter-se atualizado quanto as novidades do mercado.

Espaço de atuação

Nos últimos anos, o Brasil conquistou a posição de maior exportador de polpa e sucos de frutas cítricas e tropicais. No mercado interno, o cenário também é promissor: a preocupação com a qualidade de vida tem transformado o comportamento do consumidor, que gradativamente troca os refrigerantes ou outros produtos industrializados por opções mais saudáveis.

O congelamento da fruta dispensa o uso de aditivos químicos e mantém as propriedades originais da fruta, e isso alinha a alimentação mais saudável à praticidade que os tempos modernos exigem. Além disso, as polpas de frutas congeladas estão disponíveis em número cada vez maior de pontos de vendas, o que potencializa as oportunidades de comercialização.

Os megaeventos que ocorrem no Brasil, como a Copa do Mundo FIFA, também impactarão positivamente na fabricação de polpa de frutas congeladas. Afinal, os turistas estrangeiros terão a oportunidade de conhecer uma das maiores riquezas de nosso país: a variedade de cores e sabores das frutas de nossa terra.

Para saber mais sobre o segmento, acesse: www.sebrae.com.br/fruticultura

Produtora de geleias possui comercialização vantajosa

A geleia é o produto obtido da combinação de suco de frutas com açúcar, que depois de cozido e frio tem consistência branda, compacta e trêmula. Além de fornecerem vitaminas e sais minerais inerentes às frutas que foram usadas na sua preparação, as geleias são rica fonte de energia. Uma empresa produtora de geleias tem a possibilidade vantajosa de comercializar seus produtos em diferentes mercados, independentemente do nível de exigência, ficando a opção por conta do empresário em função apenas do tipo de organização adotado.

Matéria-prima

Por se tratar de uma indústria que tem como característica fundamental a função de agregar valor à matérias primas oriundas de pequenas, ou no máximo médias propriedades rurais, torna-se facilitado o relacionamento entre produtor e fornecedor, o que ameniza os problemas de falta de fornecimento e manutenção de qualidade.

A aquisição de matérias primas deve ser bem planejada e irá variar de acordo com as características do estabelecimento, especialmente hábitos de consumo da clientela. Os principais itens são: frutas, potes de vidro, açúcar e etiquetas.

Ingredientes

São necessárias proporções adequadas de pectina de ácido das frutas e de açúcar para se obter geleia.

As frutas maduras proporcionam ao produto sua cor e sabor característicos, além de sais minerais e vitaminas. Nas frutas verdes, há a pectina e o ácido, substâncias importantíssimas no preparo de geleia. A pectina se forma pela decomposição da protopectina (hidrato de carbono presente nas frutas) pela ação de enzimas. Quando combinada com uma porção adequada de açúcar na presença de ácidos e sais minerais, forma a geleia.

Encontra-se na polpa das frutas perto da casca, ao redor das sementes e nos caroços, principalmente em frutas mais verdes do que maduras. À medida que as frutas amadurecem, a pectina se transforma em ácido péctico.

Para extrair a pectina é necessário ferver as frutas rapidamente até ficarem um pouco macias. Cocção prolongada destrói a capacidade da pectina de formar geleia especialmente em frutas muito ácidas. Quando não estiver segura da presença e qualidade da pectina no suco é aconselhável fazer o teste para determinar a sua presença.

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae