CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Extravio de bagagens: Quais são os direitos do consumidor para companhias aéreas e empresas de ônibus?

Primeiramente, é muito complicado quando existe o extravio de bagagens e sem dúvidas é algo altamente perigoso. Entretanto, com a ajuda de um escritório de advocacia no Distrito federal tudo fica mais simples e rápido.

Uma das piores coisas é acabar atrasando a viagem e trazer um problema muito sério: o sentimento de perda. Por outro lado, é válido entender que dá para proceder adequadamente e a tendência natural é poder resolver.

Chega-se ao momento adequado para ter as informações e entender como pode ser feito. Se acontecer o extravio, basta buscar um advogado especialista no Direito do Consumidor no Distrito federal para ter todos os seus direitos.
Extravio de bagagens

Por que buscar um escritório de advocacia no Distrito federal é importante quando acontece o extravio de bagagem?

Antes de mais nada, é importante entender o que acontece quando acontecer algum tipo de extravio de bagagens. Um advogado do consumidor no Distrito Federal pode te ajudar a buscar os seus direitos, caso possa vir a acontecer.

A princípio, é válido ter precaução e também muito cuidado que posa existir, mas saiba que pode acontecer. Para conhecer os seus direitos é positivo e a seguir confira o que pode ser feito, porém nunca faça sozinho e a seguir confira:

Comunique imediatamente o sumiço da bagagem

O problema do extravio de bagagens precisa ser comunicado imediatamente e, caso exista a condição, ainda mais por escrito. Se estiver no aeroporto, é importante preencher RIB, no caso, Relatório Irregularidade de Bagagem, e o prazo é de 7 dias.

Esse fato aumenta as chances de vir a conseguir uma indenização e também dá para usar o SAC via e-mail. A ideia é o consumidor deixar registrado a reclamação, podendo fazer com que tudo esteja melhorando ainda mais.

Se a empresa não entregar a sua bagagem na hora, dá para exigir uma compensação financeira. Assim, a ideia é conseguir receber um valor para comprar os itens pessoais e as empresas tem até 30 dias para te pagar.

À primeira vista, pode acontecer em uma rodoviária e o processo é o mesmo, mas com uma diferença. Logo, é preciso reclamar junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a responsabilidade é da empresa de ônibus de viagens transportadora.

A Sampaio Advocacia conta com uma equipe de advogado do consumidor no Distrito Federal para te auxiliar. Do mesmo modo, essa é uma vantagem muito grande e permite que você possa receber uma indenização sobre o extravio.
Extravio de bagagens em aeroportos

Nem sempre a empresa paga pelo perda da bagagem

Nem sempre a empresa terá a sua bagagem na hora desejada e dá para exigir algum tipo de compensação. Dessa forma, é essencial que dê para comprar algumas principais necessidades e esse fato varia de acordo com a empresa.

Os recibos desse extravio de bagagens serão exigidos, englobando os gastos obtidos, e é importante guardar os comprovantes, porque devem ser mostrados. Para a rodoviária, vale destacar que o processo é o mesmo e atentar-se a esse fator é fundamental.

Para buscar um escritório de advocacia no Distrito federal é simples e pode adiantar esse processo. Desse modo, o profissional da Sampaio Advocacia fará todo o tramite e trará cada vez mais comodidade para você.

E se existir o atraso para a entrega da bagagem?

Se a bagagem for entregue com mais de 72 horas do seu desembargue, o direito te dá uma compensação financeira maior. O prazo chega a até 30 dias e com as empresas de ônibus acaba por acontecer essa mesma coisa.

De uma forma de outra, vale lembrar que é um direito receber a bagagem extraviada no endereço da sua conveniência. Todavia, não é muito simples e a contratação de um advogado do consumidor no Distrito Federal é indicado.

Certamente que a SantoSampaio Advocacia tem um escritório de advocacia no Distrito federal pode te auxiliar. Contudo, é mais cômodo também e traz um profissionalismo maior, aumentando a chance de ganhar a indenização.
advogado especialista no Direito do Consumidor no Distrito federal

O que acontece se não for entregue ou se não existir retorno da informação do desaparecimento da bagagem?

Se a bagagem extraviada não for encontrada, as empresas aéreas acabam calculando e oferecem uma proposta de indenização. Em seguida, o calculo é feito de acordo com o peso da bagagem e há problemas nessa interpretação.

O mais indicado é buscar guardar os recibos e notas fiscais do item, pois a indenização depende diretamente disso. Do mesmo modo, sem apresentar esses itens, existe muita chance de a indenização não ser um valor correto.

Se a empresa não quiser pagar, a dica é fazer um boletim de ocorrência e mencionar todo o transtorno. Para evitar isso, a contratação de um advogado especialista no Direito do Consumidor no Distrito federal é muito indicada.

O que a SantoSampaio Advocacia especializada no Direito do consumidor pode fazer?

Conforme foi citado acima, é importante optar pela contratação de um profissional da área de direito. Sob o mesmo ponto de vista, é muito melhor proceder assim e acabar evitando de ficar meses correndo atrás disso.

Entre em contato com a SampaioSamapio Advocacia especializada no Direito do Consumidor e encontrar um escritório de advocacia no Distrito federal não será complicado. Envie uma mensagem no whatsapp ou ligue nos, ainda se preferir envie para o nosso e-mail contato@santosampaio.com.br / glauberv@santosampaio.com.br a ficha abaixo relatando o seu caso, nós através do direito do consumidor estamos ao seu lado para defender os seus direitos.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Parabéns, o conteúdo compartilhado é de grande valia para o consumidor. Muitas vezes as pessoas organizam aquela viagem tão sonhada e ao chegarem ao destino constatam o extravio da mala, situação extremamente desagradável. Diante de tal situação, cabeça fria e paciência é fundamental. O passageiro deverá relatar o fato a Companhia Aérea. Este registro deve ser feito junto a atendimento da companhia aérea ou de sua representação, preferencialmente no espaço do desembarque ou em local próprio indicado no aeroporto.

    Magnus Rossi advogado e empreendedor digital

Deixe um comentário

Sobre Dr. Glauber Vieira advogadoNovo na comunidade