Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

‘Experimentação’ é tendência no comércio varejista

Fonte: ASN

Ações especiais transformam compra em momento de convivência do consumidor; em Marechal Cândido Rondon, ideia vira prática e atrai resultados positivos

Os carros passaram a ser os “donos das ruas” e as pessoas estão deixando de ocupar um espaço que sempre foi delas, para integração social. A frase é do consultor do Sebrae/PR, Osvaldo César Brotto, ao explicar que a rua deve ser resgatada como ambiente de convivência entre as pessoas. Ação que foi estimulada no centro de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, no último sábado, com a realização do “Arraiá do Espaço Rondon, na Rua Santa Catarina”. 
“Há uma tendência atual sobre a realização de eventos para atrair consumidores. Em ruas de comércio, isso também pode acontecer, não serve apenas para os grandes shoppings. O Arraiá, em Rondon, foi um exemplo de que ‘shopping a céu aberto’ também precisa de atrativos e ações que transformem o puro ato de comprar em uma experiência de convivência, de experimentação”, destaca Osvaldo Brotto. 
Ainda de acordo com o consultor, além de fazer compras, as pessoas podem participar ativamente do comércio local em festas como essa. “São cerca de 30 lojistas nessa rua, mas o evento agregou mais experiências: barraquinhas de produtos típicos, apresentações culturais, brincadeira para crianças, dentre outros atrativos que chamaram a atenção do consumidor para ficar mais tempo no local”, conta. 
O Arraiá foi uma das ações do Projeto Espaço Rondon que faz parte do Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, iniciativa do  Sebrae/PR e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR junto a entidades locais. O objetivo do Programa é transformar o comércio de rua da área central do município em um verdadeiro “shopping a céu aberto”. 
Na visão do vice-presidente para assuntos do comércio da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária do município (ACIMACAR), Sergio Antonio Marcucci, o evento foi o pontapé para outros que serão criados para fomentar o comércio local. “Com os resultados positivos, já programamos um desfile para setembro. De pouco em pouco, os eventos vão caindo no gosto do povo”, enfatiza. 
A empresária Voni Berta do Amaral tem uma loja na Rua Santa Catarina há 31 anos e disse que nunca tinha sido feito nada parecido no local. “A ideia foi maravilhosa, as atrações ótimas e o ambiente que se criou estava bem agradável. O que temos que fazer é tornar os eventos periódicos, melhorar a cada um e fazer a ideia ‘pegar’, para que mais pessoas possam prestigiar”, sugere. 
Novos rumos
Além de eventos, o Espaço Rondon prevê ainda mais mudanças no centro do município. O projeto é gerido por representantes do Sebrae/PR, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, ACIMACAR, Sindicato do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon (Sindicomar), Prefeitura e Câmara Municipal, Cooperativa de Agentes Ambientais (Cooperagir), Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos (Area), Sicoob e Sicredi. 
“Várias etapas vêm sendo cumpridas, desde 2010, para desenvolver a metodologia do Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, que também atende a outras cidades no Paraná. O próximo passo, em Rondon, é o investimento em infraestrutura, pelo poder público, que deve acontecer ainda neste semestre”, contextualiza Osvaldo César Brotto, do Sebrae/PR. 
“O Arraiá marcou a presença do Espaço Rondon na cidade e mostrou ao lojista o quanto é importante contar com o apoio das entidades integrantes. Naquele dia, a rua era para as pessoas. Um ambiente de experimentação, de compras, de interação, de convivência. Quem foi, com certeza permaneceu na rua por mais tempo e desfrutou de todas as atrações diferenciadas para o evento”, assinala. 
Informações para a imprensa:
Savannah Ações em Comunicação – empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR – Regional Oeste: Juliana Dotto(45) 3038-5679 / 9914-8152  jornalismocascavel@savannah.com.brLeandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754


You must login to add a comment.

Posts relacionados