A pandemia causada pela COVID-19 impactou diretamente, diversas áreas diferentes dentro do nosso cotidiano, como as que trabalham com luminária de emergência, e é claro que não seria diferente dentro do setor industrial. Responsável por um alto percentual no PIB brasileiro, o setor chegou a registrar 11,3% de participação no primeiro trimestre de 2021, número mais baixo desde 1947.
Para se ter uma noção do impacto sofrido pelas indústrias, de acordo com pesquisas do IBGE, 70% do setor foi impactado negativamente pelos danos causados pela pandemia, números absurdos e completamente fora da curva. Mas a pergunta que fica é, será que a indústria conseguiu evoluir dentro desse período? Existem lições positivas a serem tiradas dessa fase?
No texto de hoje, iremos mostrar para vocês, qual foi a evolução da indústria durante o tempo da pandemia, como ela conseguiu se reinventar e continuar sendo um dos setores mais importantes do nosso país, bora conferir? Então vamos lá!
Números e crise industrial durante a pandemia
Como já citamos acima, a maior parte dos números que destacam o cenário da pandemia são extremamente catastróficos, em todos os sentidos. Cerca de 63% das indústrias tiveram problemas na produção de seus produtos, e apenas 6,9% relataram facilidade.
73% ainda apontaram ter passado por algum tipo de problema, e o maior deles foi justamente em relação à produção e ao atendimento. Essas duas áreas foram as mais citadas por quem atua no setor, que contou com grande dificuldade de entregar a demanda solicitada para as empresas parceiras.
Mas, mesmo no meio de tanto caos e dificuldade, a indústria conseguiu se reinventar e dar a voltar por cima, agora com um cenário mais favorável e as atividades retomando sua normalidade, as empresas como as que vendem conectores elétricos já começam a ver melhorias nos seus resultados, e é claro que a indústria também entra nesse quesito, mas como virar o jogo no meio de tanta crise?
Como a tecnologia pode ser o ponto de equilíbrio
Um grande auxiliar do setor industrial atualmente é sem sombra de dúvidas, o uso da tecnologia, sem ela, seria até difícil mensurar a dificuldade que a indústria teria de eliminar as adversidades e dar a volta por cima.
Com a indústria 4.0 cada vez mais presente no mercado e os processos sendo mais automatizados e otimizados pelo fator digital, sem sombra de dúvidas a tecnologia foi o grande ponto de equilíbrio durante a pandemia.
Recursos já conhecidos como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Big Data se tornaram ainda mais populares e aprimorados, engatilhando e fazendo com que a indústria 5.0 já começasse a ser produzida.
Adaptação e reinvenção dentro do mercado
A fase não foi fácil, porém com a normalidade sendo retomada, muitas indústrias voltaram a desempenhar seus papéis e ganharam um fôlego a mais durante suas atividades, foi preciso se adaptar e reinventar diante de um cenário totalmente adverso.
Empresas como as que trabalham com catalisador para tinta, mudaram sua forma de agir e pensar, e as indústrias também. Entregas a distância, produção automatizada, trabalho remoto, tudo isso fez parte de uma jornada complicada, mas que agora parece ter chegado para ficar.
A pandemia mostrou a força do setor industrial e apresentou munições para poder sobreviver com adversidades, a comunicação melhorou, a produção melhorou, a logística melhorou, tudo agora funciona baseado na tecnologia e deve continuar assim, uma lição dolorosa mas aprendida, captada e executada graças a pandemia.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.