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Estratégias Para Aumentar O Capital De Giro Do Restaurante

Estratégias Para Aumentar O Capital De Giro Do Restaurante

As contas e despesas precisam ser pagas em dias, por isso, o capital de giro é crucial para manter o ciclo produtivo do seu restaurante.

Ao manter o capital de giro em um valor adequado, as contas não serão pagas fora do prazo desejado, gerando economia no seu negócio.

E quem não gosta de economizar, não é mesmo? Ainda mais em tempos de crise.

Logo, sabendo da importância de efetuar cálculo do capital e manter o seu fluxo sempre alto, separamos esse conteúdo.

O que é Capital de Giro?

Basicamente, o capital de giro é o dinheiro responsável pela a continuidade do funcionamento do seu restaurante.

O capital de giro corresponde a um montante financeiro que envolve o aluguel, luz, funcionários e insumos a serem pagos ou comprado.

Esse montante pode se transformar em caixa em até um ano, mas, esse período de tempo não é uma regra obrigatória.

Visto que, em muitos negócios o ciclo de vendas ou de produtividade esse estimativa.

Portanto, o capital giro garante a saúde do seu estabelecimento, lhe dando visão do valor disponível em caixa e despesas/contas a pagar.

Capital de Giro

Mas, qual é a importância do Capital de Giro?

O capital é uma ferramenta importante para que tenha consciência do valor que seu estabelecimento tem para pagar suas contas e obrigações.

Se o capital de giro estiver baixo, seu controle financeiro estará correndo risco, já que, não terá condições para lidar com despesas inesperadas ou recessões.

Não podemos negar que o capital de giro influencia diretamente na  saúde financeira do seu estabelecimento.

Afinal, esse montante assegura o pagamentos tanto dos seus fornecedores quanto salários ou despesas operacionais.

Como calcular o Capital de Giro?

A fórmula do cálculo de capital de giro é:

CGL (Capital de Giro Líquido) = AC (Ativo Circulante) – PC (Passivo circulante)

  • AC ou Ativo Circulante: são os valores correspondente em contas bancárias, aplicações financeiras, contas a receber, entre outros.
  • PC ou Passivo Circulante: são as despesas e custos fixos, sejam eles programados ou previsíveis, como contas a pagar, fornecedores, salários, aluguéis, entre outros.

Logo, quanto maior for o valor do capital de giro líquido, maior será a capacidade e facilidade em cumprir seus compromissos.

Estratégias para Aumentar o Capital de Giro

1. Reduza os gastos

O primeiro passo para aumentar seu giro é economizando, identifique os custos que podem ser cortados.

Ao analisar o fluxo de caixa fica mais fácil para manter as contas em dia. Não deixe que seu estabelecimento feche as portas devido a uma má administração do capital de giro!

Então, não veja o capital de giro como um dinheiro que está sobrando no seu caixa, mas como um valor a ser reposto ao longo do mês.

Portanto, tenha em mente que quanto maior for os gastos, mais vendas terá que ser feita para que tenha lucro.

2. Organize as contas a receber

Os clientes precisam se pontual na hora de pagar seu estabelecimento, por incentivos o pagamento em dia ou o uso de cartão de crédito.

Um sistema de gestão pode ser uma boa solução pois você pode cadastrar as contas a receber de pedidos e até mesmo as contas a pagar com data de vencimento, como é o caso do Sistema GrandChef.

Afinal, o atraso de recebimentos atrapalha todo o seu planejamento financeiro e capital de giro.

4. Gerencie seu estoque

Não adianta ter muitos insumos no estoque, sem ter tanta demanda.

Você deve observar quais são os pratos que quase não estão sendo vendido para tomar atitudes como corta-los ou fazer uma promoção.

Oferecer um desconto no prato é uma forma de aumentar o fluxo de venda.

Logo, a engenharia do cardápio pode te ajudar para que ordene os itens de maneira estratégica.

5. Tenha uma gestão financeira eficiente

Para aumentar o capital de giro é necessario movimentar financeiro do seu restaurante.

Então, se mantenha atento em todos os relatórios financeiro e calcule os índices periodicamente.

Assim, você terá uma boa visão sobre o posicionamento financeiro do seu negócio para melhor tomada de decisão ou melhoria.

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