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Estratégias de SEO para e-commerce de turismo

Estratégias de SEO para e-commerce de Turismo

O Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Motores de Busca em português, atrai cada vez mais a atenção de empresas que procuram formas de potencializar a geração de negócios a partir do uso das técnicas de otimização de busca. Isso porque cerca de 89% dos consumidores no mundo, porcentagem continuamente crescente, buscam informações em motores de busca antes de comprar um produto.

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR AO PESQUISAR PRODUTOS E SERVIÇOS ON-LINE:

  • 90% das pesquisas na internet são realizadas através do Google;
  • 62% das pessoas visitam um dos três primeiros resultados da busca;
  • 33% do tráfego de pesquisas acontece no primeiro resultado da busca orgânica do Google;
  • 92% de todo o tráfego das pesquisas é feito na primeira página de resultados;
  • 36% das pessoas acham que estar na primeira posição em uma busca orgânica no Google representa liderança de mercado.

Nesse contexto fica evidente a importância de constar entre os primeiros resultados de uma busca orgânica no Google, pois assim é possível gerar negócios para a empresa e consolidar a marca no mercado. O Boletim de Tendência de novembro apresenta as técnicas de SEO e as recomendações para as MPE de turismo ganharem visibilidade e competitividade ao venderem seus produtos e serviços no meio digital.

Principais técnicas de SEO para gerar mais tráfego em um site:

PALAVRAS-CHAVE: é a partir delas que serão aplicadas as demais técnicas de SEO. Para definir as palavras-chave mais adequadas, existem ferramentas que auxiliam no processo de identificação, confira a seguir:

  • Google Analytics – Caso o site institucional e/ou o e-commerce utilize essa ferramenta para obter métricas de acesso, tome por base as palavras-chave utilizadas em busca orgânica que geram tráfego para o seu site.
  • Google Adwords – Utilize a ferramenta para buscar palavras-chave que estejam relacionadas com o negócio. A busca possibilita ver também se o termo escolhido é bem requisitado ou não, e recomenda-se definir termos que não são muito utilizados.
  • Übbersuggest – O site faz sugestões de termos para busca que vão ao encontro da lógica dos buscadores, a partir da inserção de palavras que são complementadas pelo sistema.

TÍTULOS DA PÁGINA E DOS CONTEÚDOS: Consiste na frase que aparece no topo do navegador e na página de resultados do Google. Deve ter coerência com o conteúdo da página, ordenação das palavras por relevância e no máximo 63 caracteres – um detalhe: quanto menos palavras, maior a importância dada a elas. No caso do e-commerce, é importante estar atento a cada tipo de produto ou serviço oferecido, classificando por prioridade a partir da gradação existente (um a seis) e utilizando palavras-chave, o que contribui para estar nas primeiras posições.

URL AMIGÁVEL: O endereço de um recurso disponível na internet é conhecido como Uniform Resource Locator (URL). Ter uma URL amigável representa atentar aos aspectos:

  • Cada arquivo ou página deve ter acesso por meio de uma URL única;
  • Optar pelo endereço descritivo e não codificado, pois o Google busca palavras-chave no endereço da página;
  • Manter a URL sucinta e organizada, evitando abrir muitos diretórios, pois isso gera mais cliques para o usuário e dificulta para o buscador;
  • Utilizar hífen (-) ao invés de underlines (_) para fazer separações de palavras na URL, pois o Google reconhece o hífen como um substituto do espaço, enquanto a separação com underline é compreendida como uma única palavra;
  • Verificar periodicamente se há links “quebrados” e imagens que não abrem no site. Para isso, pode ser utilizado o Webmaster Tools, ferramenta do Google que possibilita visualizar como o buscador interpreta um site.

Dicas Gerais de SEO: Técnicas de otimização para e-commerce:

seo

Para saber mais, leia a matéria completa no Boletim de Tendências de Turismo e acompanhe outras como essa no Sebrae Mercados. Lá você irá encontrar sugestões dos nossos especialistas para inovar e impulsionar seu negócio, além de ficar por dentro das novidades do mercado de Turismo.

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Sobre Lucio PiresBoas respostas

Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios e conteúdos digitais, especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA), Advogado especialista em Direito Empresarial, Matemático com especialização em Finanças.

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