Uma estratégia organizacional é a soma das ações que uma empresa pretende realizar para atingir metas de longo prazo. E isso pode ocorrer dentro de uma pequena empresa de confeitaria ou de uma grande empresa de gestão industrial.
Juntas, essas ações compõem o plano estratégico, que leva pelo menos um ano para serem concluídos, exigindo o envolvimento de todos os setores. Quer saber melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
Mais sobre estratégias organizacionais
O próximo passo é o seguinte: a alta administração cria a estratégia organizacional maior, enquanto a administração inferior adota metas e planos para que tal plano seja seguido passo a passo. E isso foi ainda mais facilitado com a entrada da Indústria 5.0.
Este esforço unificado pode ser comparado a uma jornada. Desafios diários, como as condições de uma rodovia, devem ser superados para completar as etapas de uma viagem que, eventualmente, levam ao destino final.
Missão e visão
A estratégia organizacional deve surgir da missão de uma empresa, isso explicará o por quê ela está inserida no mercado. Todas as atividades devem cumprir esse propósito, que norteia todas as decisões estratégicas.
Já a visão descreve o que a empresa terá alcançado no cumprimento de sua missão. Dali seguimos para os objetivos de longo prazo referentes a estes planejamentos.
Objetivos de negócios e funcionais
Para que uma estratégia funcione, ela deve ser convertida em metas e planos menores e de curto prazo. Principalmente porque, de nada adianta lançar um marketplace e, em um mês, ter o objetivo de lucrar um milhão de reais.
Esses objetivos levam menos de um ano para serem concluídos e irão se tornar os alicerces de uma estratégia organizacional bem-sucedida. Nos níveis mais baixos, os gerentes se preocupam com as operações diárias da empresa. Seus objetivos e planos levam dias, semanas ou meses para serem concluídos.
Elementos da Estratégia Organizacional
Elementos importantes para a estratégia organizacional incluem:
- Recursos,
- Escopo e,
- Competência central da empresa.
Como os recursos são finitos, alocar as pessoas, as instalações, os equipamentos geralmente significa desviá-los de algum outro lugar da organização.
A vantagem competitiva, neste caso, se refere ao que uma empresa é melhor, ou seja, sua competência central, somada ao que ela sabe por meio de experiência, talento e pesquisa.
Estratégias maiores
A estratégia organizacional se enquadra em categorias conhecidas como grandes estratégias. Isso inclui crescimento, diversificação, integração, redução e outros.
Uma grande estratégia refere-se a altos níveis de crescimento alcançados, por exemplo, pela aquisição de novos locais para seus colaboradores. Diversificação significa expandir para novos mercados ou adicionar linhas de produtos diferentes.
Some-se a isso, a questão de controlar os canais de fornecimento ou distribuição, ao invés de depender de empresas externas. Isso é conhecido como integração vertical.
Já a questão da horizontalidade, adicionará produtos e serviços semelhantes à sua linha, tornando-as mais competitivas. A redução faz com que a empresa volte à sua competência principal. Por isso, marcas que seguem este curso adotam uma estratégia de estabilidade.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.