CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Estamparia Artesanal é atividade que contribui fortemente para disseminar a brasilidade

Estamparia Artesanal é atividade que contribui fortemente para disseminar a brasilidade

Estamparia_Capa

O setor da moda movimenta R$ 136 bilhões, por ano, no Brasil. A grandeza desse número não esconde particularidades de determinadas atividades produtivas que contribuem fortemente para disseminar a brasilidade – elemento demandado tanto no mercado interno como no mercado externo.

A estamparia artesanal é uma dessas atividades. É o enobrecimento, agregando valor aos produtos, que dialoga diretamente com as mais variadas expressões culturais. Não é exatamente uma novidade que a brasilidade atrai o mercado externo. Mas a crescente visibilidade do Brasil no exterior e o incremento do turismo internacional no país aparecem como um conjunto favorável aos Pequenos Negócios voltados ao segmento.

A Lei Complementar nº 128/08 possibilita que estampadores de peças do vestuário formalizem-se como empreendedores individuais (EI), o que insere esses profissionais na concorrência tanto com as grandes empresas do segmento quanto com os Pequenos Negócios.

Para esses, sejam entrantes ou não, é um desafio se tornarem competitivos. Para tanto, é fundamental manterem estruturas de custos mais enxutas, informatizar a empresa e oferecer serviços diferenciados e personalizados.

Assim como criatividade é fator estratégico para o segmento, qualidade e pontualidade também são, pois a confiança do cliente é um dos alicerces para perenidade do negócio no mercado.

Participam como potenciais produtos para negócios dessa atividade: cangas, saídas de praia, bolsas, aventais, babadores, necessaires, jogos americanos, guardanapos, agendas/cadernos encapados, suportes para bebês fronhas, almofadas, toalhas de mesa, jogos americanos, bolsas, guardanapos, cortinas, e muito mais.

A Copa do Mundo da FIFA 2014 pode alterar significativamente a estrutura de um Pequeno Negócio de estamparia artesanal, voltado para o setor da moda. Um cenário possível de crescimento e projeção está no investimento em inovação nos processos de criação e produção de material exclusivo para estilistas de moda. Todavia, se o negócio estiver limitado ao megaevento esportivo de 2014, o que não é o ideal, o empreendedor deve ater-se a um projeto realístico no que tange ao investimento na estrutura de seu Pequeno Negócio.  Estamparia_Centro

Conheça mais sobre este mercado, estrutura necessária e dicas de especialista na publicação Ideias de Negócios para 2014 – Moda: Estamparia Artesanal.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga