Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Esclareça as principais dúvidas sobre MEI

Esclareça as principais dúvidas sobre MEI

Ser um microempreendedor individual (MEI) se tornou algo muito comum e necessário para diversos níveis de prestação de serviços em nossa sociedade.

O MEI foi criado no ano de  2008 de acordo com a Lei Complementar 128/2008 + atualização, tendo como objetivo retirar da informalidade milhões de brasileiros, permitindo assim, que a prestação de serviços fosse regulamentada com emissão de notas fiscais e garantias mediante as diversas camadas de jurisdição do Estado.

Existem diversos benefícios que o microempreendedor individual tem direito, conforme postamos abaixo:

  • Isenção de tributos sobre NF para faturamento abaixo de 81 mil anual;
  • Direito a aposentadoria;
  • Cobertura previdenciária;
  • Auxílio a doença;
  • Salário maternidade;
  • Auxílio reclusão para dependentes.

Mas ainda existem muitas dúvidas sobre os processos de se tornar MEI. Foi pensando nessas questões que produzimos esse artigo para melhor informar o nosso leitor.

Gostou do tema? Precisa saber mais sobre como funciona o microempreendedor individual? Então siga conosco e confira mais a seguir.

Como é classificado um MEI?

O MEI é classificado de acordo com o seu rendimento anual. Se você faz manutenção de máquina de gelo industrial, por exemplo, e precisa abrir uma empresa para emissão de nota fiscal, você poderá ser considerado MEI desde que seu faturamento não ultrapasse a margem de 81 mil ao ano.

Esse valor está estipulado para o ano de 2021 e ele costuma ser alterado anualmente pelo Estado, levando em consideração a valorização do salário mínimo.

O MEI precisa pagar alguma coisa?

Sim, o MEI precisa realizar o pagamento da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) todos os meses, emitindo o boleto ou fazendo pagamento online através do site (www8.receita.fazenda.gov.br).

Atualmente o valor do DAS está estipulado em R$ 60,00, mas como mencionamos em relação ao faturamento anual do MEI, o valor da contribuição também sofre reajustes levando em consideração a inflação do país.

O que acontece se não pagar o DAS?

Se você está se tornando um microempreendedor que fabrica purgador de vapor, por exemplo, não existirá cobrança imediata pelo não pagamento do Simples Nacional, mas fique sabendo que o  valor de R$ 60,00 correrá juros após o vencimento, ficando pendente de regularização.

O empreendedor pode regularizar no momento em que quiser, desde que arque com os juros. Ele não conseguirá fechar a empresa ou dar entrada em algum benefício fornecido para o MEI, sem quitar as pendências em aberto.  

O MEI precisa declarar os rendimentos?

Sim, no site do simples nacional é necessário que o MEI declare todos os rendimentos sobre as notas fiscais que foram emitidas.

Essa é uma maneira de manter o seus benefícios de microempreendedor individual. Por isso ressaltamos a importância de guardar todas as NF-e emitidas no ano, para facilitar a declaração que é feita anualmente e em ambiente online. 

Quando se perde o direito de ser MEI?

Se você está iniciando uma empresa que fabrica mesa rustica de madeira, por exemplo, essa talvez seja a parte mais relevante do nosso texto.

Como adiantamos anteriormente, o MEI tem um teto anual de rendimento que não pode ultrapassar a margem de 81 mil (valor de 2021).

Se porventura ao declarar seus rendimentos o valor ultrapassar o que está estipulado, automaticamente a Receita Federal vai classificar seu empreendimento como ‘Pequena empresa’.

A partir desse ajuste, todo o seu processo tributário será voltado para as obrigações das pequenas empresas e não mais de microempreendedores. Por isso, é importante ficar alerta sobre a arrecadação.

Esperamos que esse texto tenha sanado suas dúvidas. Compartilhe para informar mais pessoas e nos siga para mais conteúdos do tipo. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados