CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Idosos brasileiros: oportunidade de negócios

Idosos brasileiros: oportunidade de negócios

Até 2020, os mais velhos serão responsáveis pelo aumento anual de 2,4 pontos percentuais do PIB per capta do País

Ocorre uma profunda transformação em nosso país: nunca os brasileiros envelheceram tão bem. Segundo um estudo realizado pelo Banco Mundial, a população acima de 60 anos é a nova força econômica do Brasil. Os idosos estão mais ricos, mais saudáveis e mais poderosos.

Estamos vivendo uma época de “bônus demográfico”, período em que as pessoas na ativa (força de trabalho) estão em maior número do que aquelas inativas. Isso se dá, principalmente, por causa do envelhecimento da população. Até 2050, as pessoas com mais de 60 anos vão responder por 49% da população economicamente ativa do Brasil. Atualmente, este percentual é de 12%.

Outra estatística revela que até 2020 os mais velhos serão responsáveis pelo aumento anual de 2,4 pontos percentuais do PIB per capta do País. Isto significa que os idosos serão uma das mais importantes forças geradoras da riqueza nacional.

Você sabia?

–    Em 2011, o número de empregos formais para pessoas com mais de 60 anos cresceu 14%. Foi a faixa etária com melhor desempenho;

–    20% dos idosos contratados pelo mercado de trabalho ocupam cargos de gestão;

–    1,4 milhão de empresas brasileiras em fase inicial (com até 42 meses de existência) são comandadas por pessoas entre 55 e 64 anos. Deste total, 650 mil têm mais de 60 anos;

–    O Brasil tem 20 milhões de idosos, que representam 12% da população;

–    Em 2025, o Brasil será o sexto país com a maior população de idosos.

Os maiores de 60 anos injetam mensalmente R$ 28,5 bilhões na economia brasileira

Perfil dos maiores de 60 anos

Os maiores de 60 anos injetam mensalmente R$ 28,5 bilhões na economia brasileira. Os dados são de estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística).

Se antes ter um idoso na família era sinónimo de “peso”, agora passou a ser sinônimo de “fonte de renda”. Nos lares onde vivem as pessoas com 60 anos ou mais, eles respondem por 64,5% do rendimento total do domicílio. A principal fonte de renda dos idosos é a seguridade social.

E o que isso tem a ver com o seu negócio?

Atualmente, a população acima de 60 anos responde por quase 20% do poder de compra do País. Estima-se que 70% dos idosos do brasileiros tenham independência financeira.

Os dados do segundo trimestre de 2012 revelam que os gastos da terceira idade foram maiores do que a média do País. As classes de despesas que mais apresentaram crescimento foram: despesas diversas; saúde e cuidados pessoais; alimentação e vestuário.

O envelhecimento dos brasileiros é o principal responsável pela expansão dos negócios de turismo

Os mais velhos não só ganham melhor como costumam gastar mais do que os outros. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas comprovou que a inflação dos produtos destinados a pessoas com mais de 60 anos é maior que a média da população, ou seja, como a demanda é alta, os preços dos produtos subiram mais nesta faixa etária.

Com dinheiro no bolso os idosos estimulam diversos setores, dentre eles o que mais se destaca é o turismo. O envelhecimento dos brasileiros é o principal responsável pela expansão desse negócio. Mais de 60% dos passageiros de cruzeiros têm acima de 60 anos.

Ter mais de 60 anos hoje no Brasil é sinônimo de vida produtiva! Para você empresário, significa bons negócios!! Já parou para pensar sobre isso?

Fonte: Folha de São Paulo, IBGE, Banco Mundial, FGV

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Ingrid MenezesNovo na comunidade