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Entenda o que é o RCS – a evolução do SMS – e como ele pode impactar o setor de vendas

Entenda o que é o RCS – a evolução do SMS – e como ele pode impactar o setor de vendas

Antes de aplicativos populares como o WhatsApp e o Telegram, o serviço de troca de mensagens usado pela maioria dos usuários era o SMS, uma ferramenta ainda disponível em todos os aparelhos celulares. Apesar de não ser mais tão usada pelo público em geral, o SMS segue como um dos canais favoritos das marcas para entrar em contato com seus clientes, seja avisando sobre promoções, oferecendo cupons de desconto ou repassando informações gerais. Diversas redes sociais também costumam mandar códigos de autenticação de login por SMS, como maneira de evitar o roubo de contas.

Apesar de sua popularidade entre as marcas, o SMS não é mais suficiente para a troca de mensagens entre usuários, que preferem apostar em aplicativos dinâmicos e com mais possibilidades dentro da ferramenta, como o envio de vídeos e áudios, além de maior personalização das características da plataforma, com opções de diferentes backgrounds, notificações diferentes e outros artifícios não encontrados no SMS.

Para suprir essa demanda, o Google lançou seu novo aplicativo padrão de SMS, o RCS (Rich Communication Services), que promete ser a evolução do SMS. Na prática, as duas ferramentas apresentam diferenças importantes, e que serão levadas em consideração por futuros usuários. O familiar SMS cobra por mensagem enviada, independentemente da internet disponível. Além disso, seu envio é limitado a textos e emojis. Já no RCS vários desses pontos mudam. Uma questão importante é que o RCS exige conexão com a internet, seja por Wi-Fi ou redes móveis (3G ou 4G) para funcionar, fazendo a cobrança através da franquia de dados, e não por cada mensagem enviada, o que pode apresentar uma redução de custo para quem usa constantemente o SMS como ferramenta de troca de mensagens. O tipo de mensagem que pode ser enviada também muda, e é possível trocar textos sem limite de caracteres e emojis, assim como fotos e figurinhas.

Como o RCS pode impactar o relacionamento com os clientes

No setor de vendas de produtos e serviços, a ferramenta RCS pode impactar de maneira significativa o relacionamento com os clientes, por apresentar funcionalidades que vão além do disparo de mensagens em massa oferecido pelo SMS. Por meio desta nova ferramenta de mensagens, é possível realizar a integração com banco de dados, chatbot, serviços de atendimento ao cliente e outros, que permitem uma evolução na maneira de se comunicar com o público.

Além disso, o RCS oferece mais informações de métricas – um grande ponto positivo para as marcas, que podem avaliar com mais precisão o resultado de suas mensagens enviadas. Funções como confirmação da leitura e mensuração do número de cliques ajudam a entender o sucesso das ações e realizar correções de rota quando necessário.

A ferramenta é exclusiva para aparelhos com sistema operacional Android, por se tratar de um serviço do Google. No Brasil, operadoras como Vivo, Claro e Oi confirmaram a adesão ao protocolo RCS, sendo que a última já iniciou as operações.

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