CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Entenda o papel dos investidores anjos e conquiste capital semente para financiar projetos, produtos ou empresas

Várias empresas que se vêm destacando desde o início dos anos 2000 baseiam-se em ideias inovadoras, mas isso não significa que todas as ideias incríveis deem certo – muitas nem saem do papel, por falta de recursos. As ideias inovadoras precisam ser testadas e, para isso, alguns empreendedores contam com capital semente e investidores anjos.

Existem no mercado brasileiro (e internacional) profissionais chamados de anjos de negócios ou investidores anjos (em inglês, “business angels” e “angel investors”), que são especializados em apoiar projetos que estão em fase inicial, no momento de testar a ideia, o produto ou o modelo de negócio. Esses profissionais geralmente são experientes, bem-sucedidos, confiantes e entendem as tendências e as oportunidades de algumas áreas do mercado. Além disso, eles têm vontade e disposição de auxiliar na criação de novos produtos e empresas.

Algumas vezes, os anjos atuam de maneira informal, pagando custos iniciais básicos, mas seu envolvimento mais direto ocorre, de fato, por meio do contrato societário, documento que registra o direito e o dever dele como sócio de uma empresa.

Isso não significa que o anjo tem todas as respostas ou soluções para os problemas, ou que, pela sua maior experiência, ele vá cuidar de tudo. Ao contrário, o papel do anjo é o de ajudar o empreendedor, não de ser o empreendedor. Por ter o mesmo objetivo que o empreendedor, de querer que a empresa dê certo, o anjo vai fazer o que estiver ao seu alcance. Mas o dinheiro do investidor anjo (ou sócio investidor) não vai resolver tudo.

Se o empreendedor, com a companhia do anjo, analisar que não há no momento uma forma competitiva de eles aplicarem suas estratégias de negócio, então eles buscarão nova ideia, tese, teoria antes de gastar mais na construção de equipes e outras partes da empresa. Isso só ocorre quando empreendedor e anjo encontram uma forma adequada de competir.

Quando o anjo ajuda o empreendedor a encontrar esse encaixe do produto no mercado, tendo desenvolvido a forma correta de fazer isso, é hora de estabelecer e construir a empresa, as equipes e as operações necessárias.

O capital semente

O momento inicial em que o investidor anjo investe na empresa dá ao dinheiro investido o nome alegórico de capital semente, pois esse é o momento metafórico em que se imagina que a empresa vá render frutos, mas ela ainda nem chega a ser uma planta ou uma árvore em ponto de florescer e frutificar. Mas não são apenas os anjos que fornecem capital semente.

Com tudo isso em vista, lembre-se de que o importante é vender – tudo o que uma empresa faz tem esse objetivo. Isto não dispensa os cuidados e o respeito com o meio ambiente e com a sociedade. Melhor ainda: a ética, o respeito e a responsabilidade nos negócios podem trazer mais vendas ou mais investimento para as empresas. Pense nisso, trabalhe e faça bons negócios!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae