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Entenda como otimizar o atendimento online da sua empresa

Entenda como otimizar o atendimento online da sua empresa

Entenda como otimizar o atendimento online da sua empresa

Dar importância ao atendimento online é um ponto que toda empresa deve estar atenta!

Realizar uma boa captação de leads – seja através de estratégias inbound ou outbound – e ainda manter um bom relacionamento, são bases essenciais para o crescimento e geração de lucros.

Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes, seja com a qualidade do produto, como também com o atendimento. 

Ainda mais agora, onde temos diversas informações sobre inúmeros produtos e serviços disponíveis na internet…

Com essa mudança constante dos consumidores, o mercado precisa estar preparado para mudar também e dar o melhor ao seu cliente.

Mas quanto à você…

Como está a sua empresa?! Você como empreendedor está preparado para o atendimento online?

Confira a seguir algumas dicas e insights relevantes para otimizar o atendimento da sua empresa!

 

O que é o Atendimento Online?

Primeiramente, é preciso entender o que é o atendimento online e como ele nos ajuda dentro do cenário atual. 

O atendimento online tem como principal objetivo acompanhar, encaminhar e auxiliar os clientes durante todo o processo de compra e venda, que vai desde a pré-venda até o pós-venda.

Atualmente, com uma rotina corrida em todos os aspectos, o tempo se torna um fator extremamente valioso para qualquer consumidor quando se encontra em um atendimento online. 

Por isso, é importante entender como lidar com os problemas de forma rápida, prática e dinâmica. 

Afinal, caso isso não seja feito, os consumidores poderão optar por buscar atendimento na concorrência.

Com isso, observa-se que o grande desafio de inúmeras empresas hoje em dia é conseguir otimizar o canal de atendimento, de forma que ele seja rápido, prático e inteligente. 

Ou seja, capaz de resolver todos os problemas dos clientes que surgirem de forma ágil, com a devida coleta de informações e com uma comunicação clara e bem estruturada com o usuário.

Criar e contar com um Pitch de Vendas, pode ser uma excelente opção para preparar-se para possíveis objeções de seus clientes!

Justamente por isso, a melhor opção de canal de atendimento é o atendimento por meio de chats integrados – chatbots – que permitem a comunicação instantânea e prática entre a marca e o consumidor. 

Quando o assunto é automação, devemos prestar muita atenção!

Automatizar “demais” os meios de comunicação da sua empresa, nem sempre é um ponto positivo. Afinal, ninguém gosta de falar com robôs, não é mesmo?!

Uma dica que você pode levar em consideração é realizar um estudo de mercado e analisar o que a sua concorrência direta (mais forte no mercado) está utilizando e qual a sua eficiência.

Uma outra dica é começar no automático e logo em seguida partir para o contato humanizado.

Dessa forma, você poderá automatizar pontos da sua empresa – em relação à comunicação com clientes – sem deixar de lado o contato humanizado, claro!

 

Vantagens em otimizar o atendimento da sua empresa

Otimizar o atendimento online da sua empresa traz inúmeras vantagens consigo, sendo as principais: 

  • rapidez e agilidade durante o processo;
  • promove soluções eficazes de forma rápida;
  • economizando tempo e custo da empresa;
  • comunicação instantânea e rápida com o consumidor;
  • armazenamento de informações sobre o perfil comportamental do consumidor;
  • e constrói uma boa imagem da marca, de forma que esta seja vista como confiável.

 

Principais canais de vendas

Há inúmeros canais de atendimento online disponíveis para a sua empresa investir e garantir sucesso dentro do nicho de mercado. 

Diante de tantas opções, as mais utilizadas atualmente são o chat, o WhatsApp e as Redes Sociais.

O chat pode ser integrado ao site ou página e é um canal extremamente utilizado pela equipe de suporte. Além disso, pode ser usado tanto para a atração de leads, quanto para sua conversão. 

O atendimento online via chat pode ser feito tanto por uma equipe como por bot, que é o tão conhecido chatbot.

Já o WhatsApp, que é o aplicativo mais utilizado para a troca de mensagens instantâneas pelos brasileiros, é uma excelente opção para o atendimento online através do WhatsApp Business, ferramenta do próprio aplicativo para perfis comerciais. 

As redes sociais crescem bastante com o passar dos dias, e por isso é outra grande opção de canal para se investir no momento de iniciar o atendimento online. 

Se a sua empresa tiver uma página em rede social, é essencial que a mesma tenha um canal de comunicação ativo na mesma para ajudar na captação de clientes.

 

Boas práticas para o atendimento online

Para otimizar o atendimento online da sua empresa, cativar o seu cliente, passar segurança e confiança para o mesmo durante o atendimento, é necessário seguir algumas práticas que propiciam um ambiente tranquilo e acolhedor para o seu consumidor. 

Ter rapidez nas respostas e um atendimento proativo são características essenciais para um atendimento online ágil e que resolva os problemas dos consumidores da melhor forma possível. 

Evitar longos textos e em caixa alta é outra dica extremamente importante, pois mostra clareza e torna o ambiente o mais amigável possível na hora de atender seu cliente.

Saiba que o atendimento online só chega ao fim quando o problema do cliente é solucionado. 

Portanto, se precisar deixar o seu consumidor em espera para realizar a checagem de algumas informações, mantenha contato quando demorar para que ele ainda sinta sua presença e saiba que não foi abandonado.

Atenda com proximidade, com uma linguagem amigável e tranquila, pois um atendimento com linguagem técnica faz parecer que o cliente está se comunicando com um robô e ele se sente extremamente desconfortável e inseguro.

 

Conclusão

Por fim, otimizar o seu atendimento online é essencial para manter uma boa base para o seu negócio! 

Assim como gerar leads, torná-los seus clientes e manter essa clientela é essencial para o crescimento da sua empresa.

Invista nos canais de comunicação, fique ligado as dicas e tendências de mercado e não esqueça do atendimento humanizado!

Afinal, esta é uma ferramenta extremamente útil na comunicação entre ambos os lados e garante o sucesso do seu negócio.

Explore mais dicas como esta no Blog CNPJ Biz!

Até a próxima!

Sofia Cortegana

Sofia Cortegana

Assistente de MarketingNovo na comunidade
Head Marketing E-Inov, developing operational, technical and tactical planning.

Developing strategic methods based on SEO, campaign development, strategic briefings to outsourced services, internal marketing, content productions supervision and metrics analysis.

Aiming at the development of an objective and result-generating work to achieve quantitties and quality growth for all involved. Committed to the effective exercise in the intended function, committed to excellence and continuous development in desired institution.

Throughout my professional career, I was able to develop excellent skills in communication, negotiation, teamwork, marketing , graphic design and fast learner. Using smart strategies with each product.

Through a CRM pipeline, I can combine the entire commercial and operational process into one. Which will allow us better visibility of opportunities. In this way, we were able to retain the customer by increasing his credibility and trust in the company, in addition to better procedural visibility, opportunities and weaknesses.

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