Entenda como otimizar o atendimento online da sua empresa
Dar importância ao atendimento online é um ponto que toda empresa deve estar atenta!
Realizar uma boa captação de leads – seja através de estratégias inbound ou outbound – e ainda manter um bom relacionamento, são bases essenciais para o crescimento e geração de lucros.
Atualmente, os consumidores estão cada vez mais exigentes, seja com a qualidade do produto, como também com o atendimento.
Ainda mais agora, onde temos diversas informações sobre inúmeros produtos e serviços disponíveis na internet…
Com essa mudança constante dos consumidores, o mercado precisa estar preparado para mudar também e dar o melhor ao seu cliente.
Mas quanto à você…
Como está a sua empresa?! Você como empreendedor está preparado para o atendimento online?
Confira a seguir algumas dicas e insights relevantes para otimizar o atendimento da sua empresa!
O que é o Atendimento Online?
Primeiramente, é preciso entender o que é o atendimento online e como ele nos ajuda dentro do cenário atual.
O atendimento online tem como principal objetivo acompanhar, encaminhar e auxiliar os clientes durante todo o processo de compra e venda, que vai desde a pré-venda até o pós-venda.
Atualmente, com uma rotina corrida em todos os aspectos, o tempo se torna um fator extremamente valioso para qualquer consumidor quando se encontra em um atendimento online.
Por isso, é importante entender como lidar com os problemas de forma rápida, prática e dinâmica.
Afinal, caso isso não seja feito, os consumidores poderão optar por buscar atendimento na concorrência.
Com isso, observa-se que o grande desafio de inúmeras empresas hoje em dia é conseguir otimizar o canal de atendimento, de forma que ele seja rápido, prático e inteligente.
Ou seja, capaz de resolver todos os problemas dos clientes que surgirem de forma ágil, com a devida coleta de informações e com uma comunicação clara e bem estruturada com o usuário.
Criar e contar com um Pitch de Vendas, pode ser uma excelente opção para preparar-se para possíveis objeções de seus clientes!
Justamente por isso, a melhor opção de canal de atendimento é o atendimento por meio de chats integrados – chatbots – que permitem a comunicação instantânea e prática entre a marca e o consumidor.
Quando o assunto é automação, devemos prestar muita atenção!
Automatizar “demais” os meios de comunicação da sua empresa, nem sempre é um ponto positivo. Afinal, ninguém gosta de falar com robôs, não é mesmo?!
Uma dica que você pode levar em consideração é realizar um estudo de mercado e analisar o que a sua concorrência direta (mais forte no mercado) está utilizando e qual a sua eficiência.
Uma outra dica é começar no automático e logo em seguida partir para o contato humanizado.
Dessa forma, você poderá automatizar pontos da sua empresa – em relação à comunicação com clientes – sem deixar de lado o contato humanizado, claro!
Vantagens em otimizar o atendimento da sua empresa
Otimizar o atendimento online da sua empresa traz inúmeras vantagens consigo, sendo as principais:
- rapidez e agilidade durante o processo;
- promove soluções eficazes de forma rápida;
- economizando tempo e custo da empresa;
- comunicação instantânea e rápida com o consumidor;
- armazenamento de informações sobre o perfil comportamental do consumidor;
- e constrói uma boa imagem da marca, de forma que esta seja vista como confiável.
Principais canais de vendas
Há inúmeros canais de atendimento online disponíveis para a sua empresa investir e garantir sucesso dentro do nicho de mercado.
Diante de tantas opções, as mais utilizadas atualmente são o chat, o WhatsApp e as Redes Sociais.
O chat pode ser integrado ao site ou página e é um canal extremamente utilizado pela equipe de suporte. Além disso, pode ser usado tanto para a atração de leads, quanto para sua conversão.
O atendimento online via chat pode ser feito tanto por uma equipe como por bot, que é o tão conhecido chatbot.
Já o WhatsApp, que é o aplicativo mais utilizado para a troca de mensagens instantâneas pelos brasileiros, é uma excelente opção para o atendimento online através do WhatsApp Business, ferramenta do próprio aplicativo para perfis comerciais.
As redes sociais crescem bastante com o passar dos dias, e por isso é outra grande opção de canal para se investir no momento de iniciar o atendimento online.
Se a sua empresa tiver uma página em rede social, é essencial que a mesma tenha um canal de comunicação ativo na mesma para ajudar na captação de clientes.
Boas práticas para o atendimento online
Para otimizar o atendimento online da sua empresa, cativar o seu cliente, passar segurança e confiança para o mesmo durante o atendimento, é necessário seguir algumas práticas que propiciam um ambiente tranquilo e acolhedor para o seu consumidor.
Ter rapidez nas respostas e um atendimento proativo são características essenciais para um atendimento online ágil e que resolva os problemas dos consumidores da melhor forma possível.
Evitar longos textos e em caixa alta é outra dica extremamente importante, pois mostra clareza e torna o ambiente o mais amigável possível na hora de atender seu cliente.
Saiba que o atendimento online só chega ao fim quando o problema do cliente é solucionado.
Portanto, se precisar deixar o seu consumidor em espera para realizar a checagem de algumas informações, mantenha contato quando demorar para que ele ainda sinta sua presença e saiba que não foi abandonado.
Atenda com proximidade, com uma linguagem amigável e tranquila, pois um atendimento com linguagem técnica faz parecer que o cliente está se comunicando com um robô e ele se sente extremamente desconfortável e inseguro.
Conclusão
Por fim, otimizar o seu atendimento online é essencial para manter uma boa base para o seu negócio!
Assim como gerar leads, torná-los seus clientes e manter essa clientela é essencial para o crescimento da sua empresa.
Invista nos canais de comunicação, fique ligado as dicas e tendências de mercado e não esqueça do atendimento humanizado!
Afinal, esta é uma ferramenta extremamente útil na comunicação entre ambos os lados e garante o sucesso do seu negócio.
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Até a próxima!