Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Entenda as vantagens de fazer cursos a distância

Entenda as vantagens de fazer cursos a distância

Estar atualizado, realizando cursos, palestras e seminários é sempre uma ótima ideia. Além de ficar por dentro de tudo que está acontecendo, a par de informações, todos os lançamentos, tendências e tudo que você quiser. Também é uma ótima maneira de manter a mente saudável. 

Embora com os acontecimentos dos últimos anos tenha dificultado esta interação e proximidade das pessoas devido ao Covid. É muito importante manter essa proximidade e relacionamento com as pessoas. 

Fazer uma faculdade, um curso técnico, cursos profissionalizantes são formas de adquirir conhecimento, ter novas experiências e também enriquecer o currículo. 

Muitas pessoas podem pensar que para realizar este tipo de curso pode ser muito caro, por conta da mensalidade, deslocamento e dificuldade de seguir uma rotina de horários. Entretanto, existe uma modalidade regulamentada pelo MEC (Ministério da Educação) que chama-se ensino à distância (EAD).

Este tipo de ensino veio para facilitar a vida de quem não quer se deslocar e ir em uma instituição de ensino todos os dias, além de ter que seguir horários específicos. O EAD foi implantado muito antes da pandemia. Entretanto, foi nela que ele se tornou mais comum. 

Quando o Ensino à Distância foi implantado no brasil?

Com a popularidade da internet em quase todos os lares do Brasil, o MEC disponibilizou a possibilidade de ter o ensino à distância de forma que os cursos pudessem ser feitos de forma totalmente online, sem o aluno precisar sair de casa. 

A educação a distância foi oficializada pela primeira vez no Brasil com as reformas educacionais impostas pela Lei 9.394/96 de 1996, e o modelo é válido para todos os níveis de ensino.

No entanto, o Ministério da Educação só começou a organizar suas próprias instituições universitárias oficialmente credenciadas para o trabalho a distância apenas em 1999, embora os cursos de pós-graduação tivessem sido lançados dois anos antes, em 1997.

Ensino à distância muito antes da era digital

A mais antiga instituição a oferecer cursos a distância é o Instituto Monitor em 1939. Em 1946, iniciou-se o funcionamento do Instituto Universal Brasileiro, ambos iniciados profissionalmente na área de tecnologia por meio da comunicação como método.

Em colaboração com o Sesc e algumas rádios afins, o Senac criou a Universidade do Ar em 1947 para oferecer cursos de negócios por meio do rádio. Os programas eram gravados em vinil e repassados ​​à emissora, que organizava aulas 3 vezes por semana. Na década de 1950, a Universidade do Ar tinha 80.000 alunos em 318 localidades.

Em 1976, foi estabelecido o sistema nacional de educação a distância, mas era apenas um programa de ensino por correspondência, rádio e televisão. Em seus 12 anos de existência, mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram nos mais de 40 cursos oferecidos pelo sistema.

Mas quais as vantagens de fazer cursos a distância?

Realizar cursos a distância é uma forma de ter comodidade de não ter que sair de casa para realizar o curso escolhido. Ele pode ser feito de forma remota, ou seja, totalmente independente da estrutura da instituição de ensino. Permitindo flexibilidade, comodidade, privacidade e gerando opções de fazer o curso quando quiser.

O ensino a distância é a principal escolha de quem precisa conciliar uma vida de trabalho, casa e estudos. Onde as pessoas possuem pouco tempo para se deslocar até as instituições de ensino de forma presencial. Abaixo iremos listar os principais benefícios e vantagens de escolher o ensino à distância.

Flexibilidade de Horário

Um dos principais motivos que levam as pessoas optarem pelo EaD é a possibilidade de fazer e assistir às aulas em horários alternativos, encaixando com a rotina diária, conciliando com trabalho, afazeres domésticos e passar tempo com a família.

Menor preço da mensalidade

Os cursos a distância possuem em sua maioria mensalidades com valores abaixo do mercado quando comparados com o ensino presencial. Este fato se deve ao motivo que as instituições possuem menos gastos para manter a plataforma atualizada e não necessitando de um corpo docente em tempo integral em suas instalações. 

Facilidade na trilha de aprendizado

O ensino a distância possui o benefício de ter uma trilha de aprendizagem mais fácil que o ensino presencial. Devido os dias, horários e matérias serem mais flexíveis no EaD os alunos, possuem notas semelhantes ou maiores comparadas ao mesmo curso na forma presencial. 

Isso se deve ao sistema a distância possibilitar realizar provas e testes em horários flexíveis e quando o aluno julgar necessário.

Reconhecimento do mercado de trabalho

Muitas pessoas ficam com receio em realizar cursos a distância por alegarem que não são reconhecidos pelo MEC e pelo mercado de trabalho. Nos dias de hoje é muito difícil uma instituição que não seja reconhecida pelo Ministério da Educação.

Claro, infelizmente existem alguns lugares que querem enganar as pessoas criando cursos e instituições a fim de enganar e extorquir as pessoas. Mas, para não cair neste golpe, busque informações sobre o curso e o local em departamentos de ensino, ou mesmo site do ministério da educação. 

You must login to add a comment.

Posts relacionados