CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Entenda a importância da psicologia organizacional para a sua empresa

Entenda a importância da psicologia organizacional para a sua empresa

A psicologia possui diversas áreas de atuação. Muito além da clínica e do cuidado individual, alguns profissionais de psicologia podem atuar em diferentes espaços. Dentre as possibilidades há também as atividades dentro de uma empresa.

A psicologia organizacional ajuda que os ambientes profissionais tenham mais qualidade de vida e que os colaboradores encontrem o apoio que necessitam para se manterem produtivos. Saiba mais sobre como ela pode interferir e ajudar dentro das empresas!

O que é a psicologia organizacional

Dentro da faculdade de psicologia, esta é uma das áreas que os estudantes podem aprender. A psicologia organizacional é o segmento que procura estudar e estruturar os perfis de comportamento dentro de uma empresa. Ou seja, é basicamente a maneira de unir os conhecimentos da psicologia que podem ser aplicados para a gestão de pessoas.

Ao contar com um psicólogo organizacional, os gestores conseguem compreender melhor as necessidades de cada colaborador, além de saber como eles são, a maneira que trabalham e quais são as suas competências. Ao identificar essas informações, também é possível agir para resolver eventuais problemas e garantir melhor capacitação de cada colaborador.

Para que serve a psicologia organizacional

A principal forma que a psicologia organizacional atua dentro das empresas é auxiliando a gestão de pessoas, melhorando os seus resultados. Desta forma, é comum que psicólogos organizacionais trabalhem dentro do setor de Recursos Humanos, buscando entender o que cada equipe precisa para conseguir ter a melhor performance dentro da empresa.

Ao analisar de perto os diferentes comportamentos e interações nesses ambientes de trabalho, os psicólogos podem ajudar cada colaborador a se aperfeiçoar, a fim de somar ainda mais benefícios para todo o grupo.

Diferença entre psicologia organizacional e institucional

Muitas pessoas ainda confundem a psicologia organizacional e a psicologia institucional. A primeira é voltada para a atuação dentro das empresas, normalmente com o psicólogo trabalhando diretamente com os demais colaboradores. Ela pode ser voltada ao processo de contratação, demissão, gestão de conflitos, treinamentos e retenção dos talentos, por exemplo.

Já a psicologia institucional envolve necessariamente um psicólogo independente da organização, que deverá analisar por um tempo o funcionamento da instituição. A partir de sua análise, a empresa poderá escolher formas de mudar a cultura ou agir pontualmente para a resolução de conflitos.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Aline ReisSabe das coisas