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Encomendas por e-commerce: como enviar um produto nos Correios

Encomendas por e-commerce: como enviar um produto nos Correios

Com o aumento expansivo do e-commerce durante o ano de 2020, devido à pandemia de COVID-19 e ao isolamento social, muitas empresas também tiveram de acessar mais os Correios para entregar os seus produtos. E uma das principais dúvidas de muitos comerciantes, seja de comércio eletrônico ou de lojas físicas que tiveram de migrar para o e-commerce, é como fazer o envio das mercadorias, sem que haja qualquer tipo de problema relacionado ao produto. Como o Brasil é um país de dimensão continental, é de extrema importância que os produtos sejam entregues em plena segurança, e todas as dicas e o custo do envio você encontra aqui.

Custos do envio

Uma das grandes preocupações é com o custo do envio, uma vez que a empresa precisa estar preparada para arcar com os custos e não se prejudicar diante disso. Nos Correios, diversos fatores influenciam na precificação do envio, como o tipo de serviço de envio que você ou o seu cliente escolheram (existem envios do tipo PAC e Sedex, por exemplo), qual o CEP de origem, qual o CEP de destino, o peso da encomenda, as dimensões do pacote e ainda serviços adicionais, como avisos de recebimento e declaração do valor do produto. 

No próprio site dos Correios existe um campo exclusivo para que você possa simular o preço e o prazo do envio de uma encomenda, informando alguns dados básicos, como CEP e peso da embalagem.

Embalagem

Outra coisa fundamental é se preocupar com a embalagem do seu produto, para que ele chegue em plena segurança e intacto nas mãos do cliente. Existem diversas formas de embalar produtos, porém as mais tradicionais são envelopes ou caixas, e a escolha do tipo da embalagem também influencia no preço, uma vez que um dos fatores é a dimensão do pacote. É muito importante que você escolha uma embalagem que seja o ideal para o seu produto – roupas, por exemplo, costumam estar embaladas em um saco plástico transparente dentro da embalagem dos Correios, enquanto eletrônicos costumam vir em caixas com reforço, como plástico-bolha e isopor.

 Envie o seu produto

Tendo definido a embalagem e com uma noção do custo do envio, você poderá enviar o seu produto embalando-o, colocando uma etiqueta com os dados do destinatário e do remetente. A nota fiscal do produto, incluindo o CNPJ da empresa, deverá vir colada na caixa ou no envelope. Escolha a modalidade do envio e faça o pagamento diretamente no caixa dos Correios; informe o seu cliente sobre o envio, indicando o código de rastreamento, para que tudo seja feito de maneira transparente.

Em caso de roubos, desvios do produto ou dúvidas, você poderá se comunicar com os Correios, por meio de site e telefone, além de fazer Boletim de Ocorrência (em caso de roubo), para que a queixa esteja documentada para ser registrada na Ouvidoria dos Correios.

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