CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Empréstimos e financiamentos: na alegria ou na tristeza?

Com planejamento e bom relacionamento com os bancos, empréstimos e financiamentos são uma boa opção para solucionar problemas ou fazer novos negócios

Geralmente nenhum empresário gosta de um empréstimo ou financiamento, não é mesmo? Isso porque eles geralmente são associados aos momentos difíceis. A verdade é que não se pode associar o uso de empréstimos ou financiamentos apenas para estes momentos, quando é preciso tapar buracos. Devemos entender que estes serviços financeiros podem ajudar você, empresário, a aproveitar oportunidades únicas de mercado.

Sabemos que pegar um empréstimo ou financiamento nunca é a melhor alternativa de se obter capital, mas quem foi que disse que não pode ser uma boa opção? Conhecer suas opções já pode ser de grande ajuda. Por isso, a proposta deste texto é justamente ajudá-lo na avaliação das melhores alternativas.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis pode se mostrar uma boa opção. Este serviço financeiro nada mais é que o recebimento de uma venda à prazo – realizada por meio de duplicata, cheque pré-datado ou cartão de crédito – antes do vencimento de seu prazo. Esta forma de crédito deve ser usada para cobertura pontual de necessidade de capital de giro. Esta forma é bastante simples de ser utilizada e o crédito é obtido de maneira bastante rápida, sendo o valor depositado diretamente na conta corrente da empresa, automaticamente ou a pedido do seu titular.

O maior cuidado que se deve tomar com este tipo de empréstimo é justificado justamente por sua maior vantagem: facilidade de acesso. Ele pode passar a ser utilizado de forma frequente pela empresa, tornando-se uma fonte de capital de giro mais cara, o que pode diminuir consideravelmente os lucros de sua empresa. Portanto, fique esperto! Também tenha em mente que as taxas de antecipação praticadas no mercado são distintas. Compare-as entre os fornecedores, bancos e credenciadoras de cartão de crédito.
A antecipação utilizada pelas vendas com cartão de crédito também deve ser analisada com cuidado. As operações com o cartão podem ser utilizadas como garantia de capital de giro com taxas reduzidas. Procure se informar se é melhor antecipar estes créditos ou oferecê-los como garantia.

Empréstimos para capital de giro

Outra opção é as linhas de crédito usadas especificamente para suprir necessidades de capital de giro das empresas. Mais conhecidas como empréstimos para capital de giro, normalmente são quitadas em parcelas mensais. Este serviço financeiro pode servir para viabilizar uma oportunidade de negócio que exige investimentos maiores do que a empresa está preparada para assumir com capital próprio. Pela característica do seu uso, estes empréstimos tendem a ser liberados com rapidez maior que outras formas de créditos e também é possível que os bancos sejam mais flexíveis nas exigências para a liberação destes recursos, principalmente quando a empresa já tem uma relação boa com os bancos.

Ao optar por este tipo de serviço financeiro, você deve ficar sempre atento e ter o máximo de cuidado para que a utilização deste crédito seja voltada à atividade produtiva que permita a geração de mais receita no curto prazo e cubra, assim, o próprio custo do empréstimo. Você deve fazer um estudo criterioso e averiguar que terá condições de pagar ao banco as parcelas do empréstimo. Não esqueça, a utilização deste crédito deve ser sempre para o fim que o motivou.

Esta modalidade de crédito é de curto prazo e destinada ao capital de giro. Logo, não se deve usá-la para investimento fixo que pode gerar resultado apenas no longo prazo. Para isso, existem outras opções.

Investimentos de longo prazo

E já que falamos em investimento de longo prazo, não podemos de deixar de lembrar dos financiamentos. Este crédito serve para financiar projetos de investimento para reformas, aquisição de maquinário, equipamentos, veículos, modernização etc. Este serviço financeiro deve ser utilizado para a modernização substancial da empresa, aumentado sua capacidade de competitividade.

Quando o foco é investimento, este serviço tem condições diferenciadas e vantajosas se comparado a outras opções mencionadas. Aqui, pode-se optar pelo longo prazo, encargos financeiros menores e utilização de garantias complementares, com os fundos de aval.

Novamente repito: muito cuidado ao se adquirir qualquer serviço financeiro aqui mencionado. O crédito bancário não deve ser encarado como a solução para os problemas financeiros de sua empresa. Ele deve ser usado para contribuir e impulsionar o desempenho do empreendimento. Com esta visão, adote controles financeiros rigorosos para que o crédito seja tomado na medida certa e com o propósito de obter receita maior do que a despesa financeira gerada pelo empréstimo.

Enfim, aqui estão algumas opções de crédito que podem se tornar suas aliadas, ajudando-o no sucesso do seu negócio. Use sempre o bom senso ao tomar qualquer decisão e analise o custo benefício, antes de qualquer coisa. E se você costuma procurar empréstimos apenas em momentos de dificuldade, seu problema pode ser outro, tente primeiro entender melhor o porquê da existência destas dificuldades, pois talvez o empréstimo ou o financiamento não seja o que você realmente precisa agora.

...

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae