CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Empresas podem inovar com inteligência colaborativa

Por Ritchely Barbosa Souto Sousa

O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias.
Essa nova “arma” de colaboração em massa e uma grande ferramenta para inovação.

As empresas de micro e pequeno porte podem se beneficiar com ferramentas de crowdsourcing, utilizando-as no dia-a-dia, durante os momentos de ócio, para criar colaboração, gerando ideias novas, reduzindo tempo de investigação e de desenvolvimento de projetos e diminuindo custos (principalmente com contratação de consultores) ao criar uma ligação direta com a “ponta”, ou seja, os clientes. Por meio do crowdsourcing, as empresas tem acesso a uma inteligência colaborativa e podem, com isso, obter inovação. Além disso, descobre o que motiva as pessoas a contribuírem e compartilharem.
Dois bons exemplos de produtos obtidos através do crowndsourcing são o Sistema Operacional Linux e o navegador Firefox, que foram criados por um exército de voluntários ao redor do mundo.

Considerando a Lei de Sturgeon como válida, onde 90% de tudo que é produzido é lixo, chegamos a um beco (quase) sem saída. Se encararmos isso como verdade, concordaremos que o departamento de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa enfrenta o mesmo problema e, com isso, terá de concordar que o crowndsourcing se sai melhor por entregar 10% de soluções diferentes.

Legenda da imagem
Learn – Aprender
Build – Contruir
Measure – Medida
Data – Dados
Code – Códigos
Ideas – Ideias

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae