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Empresários usam a criatividade e inovam no setor de lembrancinhas

Fonte: PEGN

Pequenos empresários investem na produção presentes criativos e diferentes para o mercado de brindes e lembrancinhas personalizadas para festas e eventos. Bem-humoradas, as peças fazem sucesso.

O empresário e publicitário Ricardo Braghetta entrou para o mercado de presentes em 2006. Com um investimento baixo de apenas R$ 3,5 mil, ele abriu uma empresa especializada em produtos personalizados. A ideia deu certo. Em pouco tempo, os negócios cresceram e o empresário se estruturou. Comprou equipamentos, contratou mão de obra e montou uma oficina de criação.
“A gente não terceiriza nada hoje em dia, a gente tenta otimizar tudo para não perder tempo, para não perder informação”, afirma o empresário.
A empresa faz mais de 100 produtos diferentes entre brindes corporativos e lembrancinhas para festas e eventos. Garrafas de água com rótulos exclusivos e chinelos personalizados representam 70% dos pedidos.
“A área de casamento é muito gostosa de trabalhar, é uma coisa que tem crescido ultimamente. Você está vendendo um sonho. Então, isso é o mais gratificante de trabalhar nessa área (…). Nós ganhamos no volume, já que a gente trabalha no atacado, não dá para colocar um preço alto”, afirma o empresário.
Braguetta tem mais de 50 clientes. Luiza Soares de Camargo é uma delas, que encomendou para a festa de uma amiga vidrinhos personalizados com pastilhas de chocolate dentro. “A gente está organizando um chá de lingerie e eu não queria dar uma lembrancinha comum assim (…). As madrinhas escolheram as pílulas do amor que era legal, bonitinho vem com uma fitinha que pode ser usada depois”, diz.
Presentes charmosos
A empresária Ivone Caparroz trabalha há dois anos com brindes e presentes bem charmosos. São kits de banho, maternidade e opções com bebidas e petiscos. Os produtos ganham caixas decoradas que conquistam pela qualidade e bom gosto.
Para montar as lembrancinhas, a empresária usa a criatividade. As caixas recebem palha, saquinhos com renda e cetim. Tudo para dar um ar sofisticado aos produtos que vão aqui dentro. Uma exigência dos clientes, que querem oferecer um presente personalizado.
“Nós temos presentes para todos os públicos. Nossos preços variam entre R$ 20 e R$ 700, de acordo com os ingredientes e a sofisticação exigida”, diz Ivone.
A empresária investiu R$ 50 mil para montar o espaço e comprar estoque de matéria prima. Hoje, recebe 60 encomendas por mês. O faturamento é de R$ 30 mil mensais e 60% dos clientes são corporativos.
“É um produto com qualidade, diferenciado no mercado, é o que a gente busca sempre e eles oferecem isso, sempre qualidade e diversificação”, diz Micéia Barros, que compra produtos para a multinacional onde trabalha.
Como estratégia de marketing, a empresa montou um site. Um jeito rápido e com custo baixo para divulgar a marca e captar clientes. As páginas virtuais mostram mais de 200 opções de produtos. As encomendas feitas pela internet representam quase metade das vendas.
“A procura por lojas virtuais está crescendo. Quando você oferece um serviço que tem qualidade, o cliente tem confiança no seu trabalho, facilita a vida de todo mundo”, afirma a empresária Ivone.
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