CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Empresário escolarizado comanda negócios mais duráveis

Empresário escolarizado comanda negócios mais duráveis

EducacaoEstudo inédito do Sebrae, baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que, na última década, enquanto o percentual de empresas que sobreviveu até o segundo ano de atividade saltou de 51% para 73%, o retrato da escolaridade dos donos de negócio também passou por grande transformação.

Em 2001, 62% dos donos de negócio tinham somente até o ensino fundamental e apenas 38% haviam atingido o ensino médio ou mais. Já em 2011, o número de empresários com ensino médio ou mais cresceu para 53%, em contrapartida à redução para 47% daqueles que pararam os estudos durante o ensino fundamental.

A relação entre o aumento do índice de escolaridade e a taxa de sobrevivência levou ainda a uma nova atitude entre os empreendedores: mais escolarizados, a decisão por abrir seu próprio negócio deixou de ser fundamentada na necessidade para ser uma definição de oportunidade de negócio. Essa análise confirma informações de pesquisa anterior realizada pelo Sebrae, que apontou um forte crescimento da taxa de negócios estimulados pela oportunidade de mercado, superando os investimentos por pura necessidade.

“A educação está intimamente ligada à qualidade do empreendedorismo em todos os países. A boa notícia é que o aumento da escolaridade no Brasil também está trazendo reflexos positivos para os pequenos negócios”, explica Luiz Barretto, presidente do Sebrae. “Ao desenvolver competências empreendedoras, as pessoas ampliam sua visão, planejam melhor e ampliam as chances de sobrevivência e crescimento do negócio próprio”, completa.

Investindo nessa direção, a educação empreendedora tem sido um dos principais foco de atuação do Sebrae, que já levou a temática do empreendedorismo a quase duas milhões de pessoas por meio de cursos que vão desde o ensino fundamental, como o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) – aplicado há mais de dez anos – até o Empretec, metodologia voltada para empresários.

Em busca de novos caminhos para o ensino do empreendedorismo nas escolas, o Sebrae promove, de 27 a 29 de maio, o primeiro Encontro Nacional da Educação Empreendedora reunindo, com participação do Ministério da Educação (MEC), especialistas no tema do Brasil e exterior. O evento será no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF).

Com informações da Agência Sebrae de Notícias.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae