CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Empregados domésticos mais caros abrem oportunidades para os pequenos negócios

Empregados domésticos mais caros abrem oportunidades para os pequenos negócios

faxinaO Brasil começa a passar por um processo que já chegou a maioria dos países mais ricos, o encarecimento do trabalho das empregadas domésticas. Segundo dados do IBGE, enquanto a renda média dos trabalhadores subiu 29% nos últimos oito anos, o rendimento das domésticas teve crescimento real, acima da inflação, de 56%.

O aquecimento do segmento de serviços e o aumento da escolaridade fizeram as assistentes do lar migrarem para outros setores. A tendência é que esse fluxo se aprofunde cada vez mais, o que abre espaço para outros empreendimentos.

Um dos destaques é da limpeza “express”, que consiste em uma equipe de empregadas, que fazem todos os trabalhos domésticos em algumas horas. O fato de trabalharem com mais de uma empregada permite que tudo seja feito em menor tempo. É o caso, por exemplo, da empresa Fadas da Limpeza, de São Paulo, que oferece até serviços segmentos de acordo com o local – limpeza residencial, pós-obra e de escritórios.

Esse novo ramo também pode fortalecer a especialização entre as diaristas. Ou seja, mais trabalhadoras irão se aprimorar em determinada tarefa – passar roupa, cozinhar, limpeza etc. A reestruturação do mercado de trabalho deve impulsionar ainda outros setores, como lavanderias e restaurantes.  Vivemos uma transformação do mercado de trabalho, que vai abrir um leque de oportunidades. Empreendedores devem aproveitar o momento!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae