Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Empreendendo na construção civil: Mulheres também colocam a mão na massa

Empreendendo na construção civil: Mulheres também colocam a mão na massa

O setor da construção civil sempre foi visto como um setor de trabalho dominado pelos homens. Isso acontece porque historicamente os homens sempre foram considerados mais aptos para trabalhos pesados que as mulheres, mas essa realidade está mudando aos poucos.

Estudos apontam que nos últimos anos o número de mulheres na construção civil vem crescendo regularmente. Ao contrário da crença popular, as mulheres estão se mostrando muito eficientes na construção civil.

Muitas mulheres estão vendo neste mercado uma oportunidade para empreender e se afirmar.

Como as mulheres estão ganhando espaço na construção civil

Mudar anos de cultura não é fácil, é por isso que as mulheres estão conquistando seu espaço com trabalho duro e muita dedicação.

Alguns estudos apontam que muitas profissionais da construção civil possuem mais afinidade com trabalhos que exigem precisão do que os homens. Isso acontece por conta da eficiência que elas possuem ao dar atenção a detalhes.

Especialistas acreditam que, à medida que o processo de automação se desenvolver no setor de construção civil, as mulheres vão conquistar ainda mais espaço.

Existe uma grande expectativa para as profissionais femininas na construção civil, à medida que a tecnologia de impressão 3D se populariza. A tendência é que as mulheres ganhem ainda mais espaço com o uso dessa tecnologia.

Trabalhos preferidos por mulheres na construção civil

É claro que as mulheres podem atuar em qualquer setor da construção civil em que se especializarem, entretanto, existem alguns trabalhos que são considerados como preferidos por essas profissionais, como:

  • Projetos;
  • Elétrica;
  • Pintura;
  • Instalação de revestimentos.

Vamos entender como esse grupo de profissionais tem se destacado em alguns setores da construção civil.

Projetos

Outro setor que tem se beneficiado da mão de obra feminina é o setor de projetos. As mulheres estão dominando este setor e revolucionando a área.

Aparentemente as profissionais femininas são mais abertas a inovações e por isso estão desenvolvendo projetos de edificações com conceito sustentável. Além disso, a tendência inovadora desse público torna o desenvolvimentos de novas tecnologias mais ativo.

Atualmente uma das tecnologias revolucionárias no setor da construção civil é a tecnologia BIM. Essa tecnologia permite gerenciar os gastos de uma construção, antes mesmo da execução de um projeto.

Elétrica

A área de elétrica é uma das áreas que estão sendo dominadas pelas mulheres. A capacidade de atenção aos detalhes que elas possuem tornam os projetos e instalações elétricas mais eficientes e seguros.

A precisão neste trabalho tem feito com que muitas companhias busquem mulheres capacitadas para trabalhar na instalação de redes elétricas. As profissionais tendem a entregar resultados mais satisfatórios que outro profissionais do sexo masculino.

Ao contrário do que muitos pensam, essas profissionais são mais cuidadosas e isso torna o trabalho delas mais seguro. Estudos apontam que as mulheres na construção civil sofrem menos acidentes que os homens.

Pintura

Outra área que tem se tornado preferida por mulheres na construção civil é o processo de acabamento, com ênfase para a pintura.

Essas profissionais entregam resultados ainda mais satisfatórios quando comparado com concorrentes do sexo masculino.

Uma das coisas que ajudam essas profissionais é a criatividade e a delicadeza. Elas ajudam a escolher as cores de forma minuciosa. O resultado é um acabamento fino e muito bem executado.

Empresas do ramo da construção civil de alto padrão estão sempre em busca de profissionais do sexo feminino para trabalhar com o processo de pintura, principalmente aquelas que já possuem experiência com o serviço.

Instalação de revestimentos

Outro trabalho que tem sido dominado pelas mulheres é a instalação de revestimentos.

Essas profissionais com certeza sabem escolher o piso cerâmico ideal para cada cômodo ou área de um edifício. Além disso, o trabalho de instalação de revestimentos precisa ser feito com cuidado.

Quando o revestimento é instalado de forma mecânica e sem observar os procedimentos técnicos exigidos, eles costumam apresentar problemas em pouco tempo.

Muitas mulheres estão arregaçando as mangas e criando empresas especializadas na instalação de revestimentos, tanto para áreas internas como para áreas externas.

Contar com a ajuda dessas profissionais tem se mostrado uma boa solução para empresas da construção civil que desejam melhorar a qualidade dos imóveis que são construídos.

Futuro das mulheres na construção civil

Depois de conhecer as áreas que estão aos poucos sendo dominadas pelas mulheres na construção civil, é importante entender qual o futuro delas neste setor.

Desde que as mulheres abraçaram a missão de se impor nas atividades de trabalho, elas estão se destacando em todas as áreas em que se dedicam a trabalhar.

Com a construção civil não poderia ser diferente. O trabalho das mulheres neste setor tem motivado uma revolução tecnológica e até conceitual. Com perspectivas inovadoras, muitos acreditam que em pouco tempo elas não serão mais uma minoria dentro do setor, mas sim a maioria.

Observar como as mulheres estão colocando a mão na massa na construção civil, nos ajuda a ter um ponto de vista otimista sobre o futuro dessas profissionais no mercado de trabalho.

You must login to add a comment.

Posts relacionados