CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Empreendedor: como se planejar para investir na sua ideia sem erros

Empreendedor: como se planejar para investir na sua ideia sem erros

Se você tem o sonho de ser seu próprio chefe, responsável por sua renda e seu horário de trabalho, já deve ter ouvido falar de empreendedorismo, certo?

A taxa de empreendedores no Brasil vem aumentando cada vez mais. Hoje, os pequenos negócios são responsáveis pela renda de 50 milhões de brasileiros, em que 26 milhões são empresários.

Mas como fazer seu negócio prosperar, investir na ideia certa e procurar diminuir os erros pelo caminho? Descubra com a gente nesses post! Vamos lá?

O que é empreendimento?

Empreender é a capacidade de uma pessoa em identificar um problema ou ocasião para desenvolver uma solução adequada, procurando investir recursos e tempo para desenvolver um produto ou serviço novo para o mercado.

Este ato requer grande responsabilidade, pois é assumir o compromisso de uma tarefa que pode gerar grandes mudanças e impactos sociais no dia a dia de outras pessoas.

Por conta disso, é importante compreender bem quais são as demandas e os desafios que o empreendedorismo pode exigir. Tenha percepção que é necessário habilidades de administração e organização importantes para o desenvolvimento de uma ideia.

Perfil do empreendedor

Para conseguir tocar um negócio, é importante ater-se a algumas características que são fundamentais na personalidade de um empresário. Veja as principais:

Criatividade

O empreendedor deve ter uma visão além de seu tempo. O que separa um bom empresário de algum outro perfil é a capacidade de observação das dores e dificuldades das pessoas ao seu redor.

Por meio dessa percepção, o empresário possui uma ideia de negócio para solucionar aquela determinada questão, envolvendo as tecnologias e outros mecanismos. A criatividade de como será realizada esta solução é umas das principais características do indivíduo para fazer seu negócio dar certo.

Liderança

O espírito de líder deve estar dentro do empreendedor. Afinal, comandar seu próprio negócio exige um bom trabalho em equipe e, acima de tudo, uma boa gestão.

Saber inspirar seus sócios e funcionários é crucial para fazer o negócio prosperar, trazendo um propósito em comum e posicionando-se como uma guia em seus desafios profissionais.

Flexibilidade

Ser flexível é saber lidar com mudanças. Estar aberto às mudanças que lhe serão propostas, saber observar aprendizados de todas as situações e compreender que nem sempre haverá apenas sucesso, é muito importante para seu negócio.

Uma visão flexível e resiliente da situação pode ajudá-lo a trazer melhorias com mais eficiência, além de retornos e experiências que pode ser cruciais para seu desenvolvimento.

Perseverança

Não desistir. Perseguir e buscar atingir suas metas de negócios serão o que dará fôlego em momentos de maior dificuldade.

Auto-motivação

Por último, mas não menos importante, conheça-se. O autoconhecimento é fundamental para quem está buscando autonomia. Afinal, saber lidar consigo mesmo, pode ser a peça chave para saber lidar com uma presa que é: sua.

Por conta disso, saiba seus pontos fortes e fracos. Desafie-se e entenda o que é valor para si. Buscar compreender quais são suas motivações ajudarão nos processos em que precisará enxergar uma visão mais ampla da situação.

Principais dicas para empreender

Não há receita de bolo para o sucesso, mas é importante seguir alguns passos que aparecem em todo o momento na vida de um empreendedor.

Separamos aqui algumas dicas para você seguir em sua carreira, que irão ajudar quando as dificuldades aparecerem e for necessário tomar decisões difíceis.

Ideia de negócio

Antes de iniciar sua empresa, tenha certeza da sua ideia de negócio. Ela deve ser inovadora e interessante para uma parte da população.

Lembre-se de trabalhar com propósitos: como este meu negócio poderá ajudar as pessoas?

Atribua algumas soluções para este problema que você tenha percebido. Utilize de sua criatividade, invista em ideias tecnológicas e fáceis para o usuário. Pensa em soluções com itens que você já tenha trabalhado ou que tenha familiaridade.

Será muito mais fácil desenvolver uma ideia que você esteja familiarizado com os processos, sabendo como pode fazer acontecer.

Busque sócios

Nesses processo de levantamento de soluções para seu problema, você pode deparar-se com algum segmento ou área que não tenha tanto domínio das parte técnicas.

Por conta disso, pense em colegas que você conheça que dominam a área em questão que é importante para fazer sua empresa acontecer. Busque amigos de confiança, em que é possível contar suas ideias e projetos com a certeza de que será mantido em segredo.

Afinal, ninguém quer um amigo que utilize seus pensamentos para benefício próprio, certo?

Dê pequenos passos

Ficar animado e ansioso com as suas ideias pode ser fundamental para dar o impulso inicial para tirar seus pensamentos do papel! E isso é ótimo!

Contudo, dê pequenos passos para cada uma das ações. Veja como você pode seguir:

  1. Escreva todas as suas ideias para o projeto. Coloque tudo em um papel e vá dividindo elas em pequenas tarefas para fazer acontecer;
  2. Monte um fluxograma para que você tenha visibilidade de quais são as ações que devem ser tomadas inicialmente;
  3. Estabeleça prazos para cada uma das tarefas, assim, você evita a procrastinação;
  4. Tenha disciplina.

Entenda o seu cliente

Compreender o que é o seu produto e como ele irá funcionar é o primeiro passo. Contudo, entender quem será o seu público é o que realmente vai alavancar seus negócios.

Busque compreender para quem você está tendo aquela ideia: quantos anos essa pessoa tem? Ela é homem ou mulher? Onde ela mora? Possui filhos? Qual sua renda mensal?

Com alguns questionamentos básicos como esses você vai estar compreendendo mais sobre seu produto, o que pode levar modificações em sua empresa que serão essenciais para o público que pretende atingir.

Aprenda mais sobre Marketing Digital

A área do Marketing Digital é fundamental para pequenos empreendedores. Afinal, como vender pode ser mais importante do que o que você está vendendo. Por isso, compreenda estratégias de comunicações, faça cursos e pesquise sobre o tema.

Atenção aos gastos

O mais importante para fazer seu negócio alavancar é compreender o que significa sustentabilidade.

Um negócio sustentável é aquele em que o lucro arrecadado inicial é utilizado para mais investimento dentro da própria empresa, de forma que os ganhos sejam o combustível para o crescimento de sua ideia.

Por conta disso, conhecimentos sobre economia e administração são essenciais para manter o negócio em pé. Seja controlado e organizado com suas finanças. Anote tudo o que sai e o que entra, analisando a verdadeira necessidade de cada compra.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Diego BiniNovo na comunidade