CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Em Castro, revitalização moderniza comércio em rua tradicional

Em Castro, revitalização moderniza comércio em rua tradicional

Rua Doutor Jorge se prepara para uma transformação proposta pelo Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, iniciativa do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR.

A necessidade de organizar espaços comerciais, trazendo para o seu entorno um novo conceito de consumo, no qual clientes encontram ambientes mais seguros, confortáveis, aliados a atividades de consumo e entretenimento, está se tornando uma tendência no setor do varejo. Em Castro, nos Campos Gerais, o comércio instalado na Rua Doutor Jorge, conhecida como antiga Rua das Tropas, se prepara para uma transformação proposta pelo Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais.

A iniciativa, lançada em 2010 e formulada com base em análises realizadas por meio da aplicação de projetos do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR no segmento do varejo, pretende aumentar a competitividade empresarial do comércio de rua, que está fora de grandes centros comerciais ou dos shopping centers. Além de Castro, outras quatro cidades do Paraná foram escolhidas para receber ações do Programa: Francisco Beltrão, no sudoeste; Londrina, no norte; Marechal Cândido Rondon, no oeste, e Maringá, no noroeste do Estado.

O consultor do Sebrae/PR e gestor da iniciativa realizada em Castro, Gilberto Keserle, ressalta a importância dos empresários que estão na Rua Doutor Jorge participarem das atividades propostas pelo Programa. “No dia 3 de maio, vamos realizar uma reunião com as entidades parceiras para lançar todo o cronograma de atuação para 2011, o que inclui treinamentos e capacitações na área de gestão. É importante que os empresários façam parte dessa iniciativa para que as melhorias sejam permanentes”, observa o consultor do Sebrae/PR.
De acordo com Keserle, o anseio dos empresários é por orientações que levem o aperfeiçoamento da gestão empresarial, processo que passa por diversos setores de uma pequena empresa, como melhoria no atendimento, visual de loja, finanças, recursos humanos. O consultor da entidade ainda explica que o Sebrae/PR e a Fecomércio/PR firmaram parcerias com instituições locais para a criação de uma governança, união que está sendo fundamental para o andamento das atividades do Programa no município.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Castro (ACECASTRO), Rodrigo Morais da Silva, avalia que, para o pequeno comércio aumentar a competitividade empresarial, é preciso buscar diferenciação de mercado. “Há espaço nas pequenas cidades para o empresário que tem criatividade”, observa.
Para o presidente da ACECASTRO, o Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais é fundamental justamente pela possibilidade de ampliar a oportunidade para os proprietários de pequenos comércios se atualizarem. “Tudo que conseguimos levar de conhecimento para o empresário é importante, até pra ele ficar mais preparado para qualquer adversidade que aconteça. O empresário que não buscar métodos de planejamento, e lembramos sempre do assessoramento do Sebrae/PR, tem dificuldade de manter a empresa no mercado”, ressalta Rodrigo Morais da Silva.
A secretária de Planejamento da Prefeitura de Castro, Renata Macedo de Paula, explica que a revitalização da Rua Doutor Jorge já estava programada e que a proposta do Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais se caracterizou como uma potencial parceria para promover mais melhorias na região. “O prefeito não queria apenas fazer obras e embelezar a rua. Entendemos que era preciso também trabalhar com os empresários. O Programa permitiu essa integração”, diz Renata Macedo de Paula.
A secretária ainda explica que um cronograma para a execução das obras na Rua Doutor Jorge, que devem incluir nova pavimentação, novas calçadas, substituição da rede de iluminação para uma rede subterrânea, nova sinalização e paisagismo, foi realizado. Segundo Renata Macedo de Paula, até o final de abril, deve sair a liberação da Caixa Econômica Federal, entidade gestora dos recursos que serão liberados pelo Ministério do Turismo (MTur), para a ordem de serviço que vai permitir a abertura do processo de licitação das obras.
“Nós vamos conversar com os empresários sobre a execução das obras, porque essa é uma parceria de todos. O Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais é muito importante para a Rua Doutor Jorge, a mais importante rua do comércio de Castro”, afirma a secretária.
Na avaliação do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Castro (Sindicastro), José Marioli Simão, o processo de melhoria da infraestrutura da rua e as consultorias oferecidas pelo Programa serão fundamentais para tornar o comércio na região mais dinâmico. “É uma reivindicação antiga dos comerciantes para que acontecesse a revitalização da Doutor Jorge. Nós vemos com bons olhos essa modernização”, diz.
Ainda de acordo com José Marioli Simão, o empresário que atua no varejo não pode parar de buscar atualização. “O Sebrae ajuda nesse processo, a dar uma noção e passa uma outra visão, o que torna a gestão mais profissional. Não há espaço para amadorismo no comércio”, ressalta o presidente do Sindicastro.

Cara nova

Com ações planejadas, o Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais propõe trazer melhorias efetivas no desempenho de empresas comerciais, resolvendo aspectos tradicionalmente críticos, com impacto na sustentabilidade dos negócios e no fortalecimento da identidade do comércio local.
Com o Programa, o objetivo das entidades envolvidas, bem como dos empresários, é aumentar a atratividade do comércio varejista de bens e serviços em Castro. Organizar e desenvolver projetos de revitalização em conjunto com parceiros locais, estaduais e nacionais; organizar o capital social local para buscar soluções para o desenvolvimento sustentável do território determinado; promover o associativismo e o cooperativismo local; organizar o comércio local, o turismo de compras e promover um convívio entre as diversas camadas sociais; e ampliar a competitividade das empresas participantes e do setor como um todo são os objetivos específicos do Programa.
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae