Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Economia dá sinais de retomada um ano após o início da pandemia

Economia dá sinais de retomada um ano após o início da pandemia

É inegável que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) proporcionou dificuldades para diversos setores da economia. Em virtude do isolamento social, muitos setores (comércio, eventos, indústrias, entre outros) tiveram as atividades reduzidas de forma significativa, em 2020.

À medida que a vacinação vai avançando e as ações são retomadas, abre-se um cenário favorável para o crescimento econômico se consolidar em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.

Uma prova disso é que as exportações brasileiras tiveram um resultado excelente e atingiram o recorde de R$136,42 bilhões no primeiro trimestre de 2021, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Esse desempenho aponta um crescimento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado. Com certeza, está se criando um ambiente bastante favorável para a economia nacional alcançar uma performance expressiva nos próximos anos.

Afinal, está sendo criada uma infraestrutura tecnológica para a indústria 4.0 ser efetivada de maneira plena em nosso País. Com a implantação da tecnologia 5.0, será perfeitamente viável adotar recursos vitais para a automatização de diversos processos industriais.

Além disso, será possível expandir a produção industrial de forma significativa. Com uma tecnologia de ponta, as indústrias poderão ser mais ágeis na fabricação e na disponibilização de produtos, o que contribui bastante para manter o mercado aquecido.

Participação

Há também um consenso de que a retomada econômica exige uma colaboração do Poder Público, por meio das políticas estratégicas tornem os investimentos mais seguros e ampliem o acesso ao capital.

Nesse sentido, é válido destacar que o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) tem um papel relevante para incentivar o aperfeiçoamento da indústria 4.0, no Brasil. À medida que os empresários têm mais condições de investir de maneira planejada, maiores são as chances de obter um crescimento sustentável.

Não adianta apenas a boa vontade do empresariado para a economia nacional voltar a crescer como no início da década de 2010. Também é necessário que a Administração Pública promova ações que ajudem a reduzir o Custo Brasil, que consiste nos gastos necessários para manter um negócio funcionando em território nacional. 

Direção 

Com uma política econômica mais direcionada para o crescimento das empresas e do mercado consumidor, diversos setores poderão se beneficiar em curto e médio prazos. Destacamos as indústrias de equipamentos para construção e piso industrial, porque a ampliação e instalação de novas fábricas cria um cenário interessante para essa modalidade de negócio.

É muito importante que essa indústria esteja qualificada para suprir a demanda, em termos de quantidade e qualidade.  Com um suporte adequado, esse setor pode contribuir bastante para o fortalecimento da economia.

Não podemos ignorar que as fábricas, independentemente do segmento, precisam de condições adequadas para executar os serviços com excelência. Esse aspecto mostra como este segmento de pisos industriais pode agregar valor e se aproveitar da retomada econômica.

Juliana Torres

Juliana Torres

Novo na comunidade
Jornalista apaixonada por temas como empreendedorismo, negócios e carreira.

You must login to add a comment.

Posts relacionados