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E-mail marketing para e-commerce: funciona?

E-mail marketing para e-commerce: funciona?

Para você que tem dúvidas sobre se e-mail marketing para o e-commerce funciona mesmo, fizemos aqui este artigo para poder tirar suas dúvidas de forma a implementar um e-mail marketing de uma vez no seu negócio. 

 

O e-mail marketing é uma das melhores formas de se criar relacionamentos com os clientes. Afinal, um e-mail não deixa de ser algo pessoal. 

 

Portanto, não o use apenas para divulgar seus produtos, mas também para levar conteúdo de qualidade, o que também agrega valor a esse relacionamento. 

 

Mande pesquisas de satisfação, perguntas, fale para seu cliente compartilhar ou indicar a loja para alguém. 

 

Uma das formas mais confiáveis e lucrativas de se impulsionar as vendas online hoje é o e-mail marketing. 

 

Para começar, você precisa de um mailing list, uma lista com contatos. Se ainda não tem, aqui vão algumas dicas de como conseguir alguns. 

 

Atraindo contatos para seu e-mail marketing

 

Se você já tem uma parcela de clientes, fica mais fácil, pois é só entrar em contato com eles através do cadastro realizado. 

 

Agora, se ainda não tem, existem formas de consegui-lo. 

 

Por exemplo, o uso mais comum é o de pop-ups. Ou seja, aquelas mensagens pequenas que aparecem logo quando o usuário entra na sua loja ou site. 

 

O uso de banners também é parecido, mas esse é aquele que aparece em algum momento ao rolar a página. 

 

É aí que há o texto pedindo que o usuário coloque o e-mail. 

 

Uma forma de atrair a atenção e agregar valor a este chamamento, é oferecer conteúdo gratuito, como um e-book, um modelo de planilha, um cupom para compras no site, descontos, entre outras coisas. 

 

Notícias relevantes que têm relação com os produtos ou serviços que oferece também é um diferencial e pode chamar a atenção do cliente. 

 

Métodos para impulsionar seu e-mail marketing

 

Utilize as datas comemorativas a seu favor, ofereça descontos no aniversário dos clientes, no Natal, como não lembrar de datas como a Black Friday. 

 

Sempre há recursos que podem ser usados a seu favor. 

 

Ofereça ofertas personalizadas e exclusivas. Hoje em dia, cada pessoa quer ser tratada de forma única. Então, ofereça exclusividades. 

 

Tente rastrear os cliques dos usuários para saber quais itens cada um tem mais interesse, para poder ofertar tais produtos no próximo e-mail. 

 

Isso fará com que o retorno para seu site seja mais orgânico e o comprador realmente queira algo que você tem. 

 

E-mail de boas vindas

Crie um e-mail especial só de boas vindas para clientes novos. 

 

Há um estudo mostrando que e-mails de boas vindas são lidos com 42% de mais frequência do que e-mails contendo promoções. 

 

Então, já vai aqui a dica: aproveite para oferecer um grande desconto ou alguma oferta neste e-mail de boas vindas, de forma a agradecer o engajamento. 

 

Na ótica do leitor/assinante, ajuda a entender como o negócio funciona, é uma confirmação que a assinatura dele foi feita com sucesso e aumenta as chances de conversão. 

 

O mesmo estudo aponta que os e-mails de boas vindas eram 2,5 vezes mais propensos a reclamação de spam do que futuros e-mails promocionais. 

 

Por isso, é importante ter um sistema de e-mail marketing bem preciso, para não serem enviados e-mails para pessoas que não queiram suas caixas de entrada com newsletters que não assinaram. 

 

E-mails sobre itens parados no carrinho de compras

Para você que já adicionou aquele ômega 3 na cesta de compras só para calcular o valor final com o frete e depois acabou saindo do site sem comprar? 

 

E você sabia que há um dado que diz que 29,9% das pessoas que recebem esses lembretes, tendem a voltar ao site para efetivamente realizar a compra? 

 

Pois bem, você pode usar isso a seu favor também, mandando email para ‘lembrar’ o cliente sobre itens adicionados no carrinho e que, por algum motivo, não houve a compra. 

 

Assim, pensar em uma campanha sobre e-mails de lembretes de itens abandonados no carrinho podem ser essenciais para seu negócio. 

 

Mantenha os clientes antigos

 

A maioria das empresas são focadas apenas em conseguir novos clientes e acabam esquecendo os clientes antigos, os mais fiéis. Por isso, bolar uma campanha para esse segmento também é uma dica. 

 

Conseguiu um produto novo? Ofereça-o para os clientes de longa data primeiro. Lembra da exclusividade que citamos lá em cima? 

 

Destaque a informação de que ele(a) está recebendo em primeira mão por ser cliente desde o ano X. 

 

Essas são apenas algumas maneiras de engajar seu público novo com o antigo e se dar bem nas vendas com e-mail marketing. 

 

Lembre-se também de manter um link para descadastramento dele com sua lista, afinal, o cliente tem o direito de não receber mais seus e-mails. 

 

Esperamos que tenha gostado das dicas sobre e-mail marketing e que comece a pensar nas campanhas que são, sim, úteis para qualquer negócio hoje em dia. 

 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

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