Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

E-leadership: saiba como funciona esse modelo de liderança

A liderança dentro de uma empresa é um dos pilares mais importantes para o sucesso da companhia, seja ela uma empresa de gerador de energia ou uma distribuidora de produtos eletrônicos.

O líder é um dos principais representantes de uma empresa e dada essa importância em conjunto com as inovações tecnológicas, houveram transformações nos modelos de liderança possíveis de serem aplicados.

Entre os modelos mais atuais de liderança há o e-leadership que já é implementado em muitas empresas atualmente.

Neste texto, iremos falar sobre o que é exatamente o e-leadership e como funciona esse modelos de liderança. Fique conosco e acompanhe.

O que é e-leadership?

De forma resumida, o e-leadership é um modelo de liderança onde os líderes conduzem boa parte dos processos por meio de canais eletrônicos, então, pode ser chamada de liderança eletrônica.

Esse tipo de liderança vem de encontro com as diversas soluções tecnológicas que vêm surgindo no decorrer dos anos e que tanto facilitam o dia a dia das empresas, independente de seu nicho de mercado.

Uma empresa de descarte de resíduos, por exemplo, que adota o e-leadership conta com diversas vantagens, não apenas para a empresa, mas também para os colaboradores e até mesmo para o cliente final.

Algumas dessas vantagens são:

  • Flexibilidade de trabalho;
  • Melhor aproveitamento da indústria 4.0 e toda a cultura que a envolve;
  • Processos menos burocráticos e mais práticos;
  • Construção de equipes com maior diversidade e a nível global;
  • Reestruturação do modelo de negócio;
  • Aproveitamento de tecnologia de ponta.

As evoluções tecnológicas e a indústria 4.0 têm permitido que cada vez  mais os líderes estejam aptos para lidar com processos mais tecnológicos, pois em geral, as empresas buscam acompanhar essas inovações, visto todos os benefícios que elas trazem.

Como implementar o e-leadership em sua empresa?

Com os avanços tecnológicos e as ações das empresas para acompanhar esses avanços, muitas vezes acabam adotando o e-leadership de forma natural. Mas alguns passos podem facilitar o processo, veja.

Implemente uma cultura de transformação digital

A implementação da cultura digital é justamente seguir acompanhando as inovações tecnológicas em prol dos processos da empresa.

Uma empresa de argamassa baritada, por exemplo, que adota a tecnologia em todos os seus processos, consegue se posicionar melhor em seu nicho de mercado e todos os envolvidos com o negócio seguirão acompanhando essas transformações.

Flexibilização é essencial

O e-leadership pode e deve vir acompanhado com uma gestão horizontal, ou seja, onde a hierarquia tradicional deixa de existir e todos os envolvidos passam a contribuir com as tomadas de decisões e também se responsabilizam pelos resultados.

A flexibilização é parte fundamental do modelo de liderança e-leadership em conjunto com autogerenciamento e confiança.

Desta forma, todos os colaboradores, sabendo de sua importância e se sentindo parte de fato, de decisões importantes da companhia, se tornam mais engajados no dia a dia.

Treine líderes para que saibam lidar com a tecnologia

É importante que todos os envolvidos saibam lidar com a tecnologia, caso contrário, não há como haver o e-leadership. Sabemos que nem todo mundo, ainda hoje, tem habilidades com a tecnologia, portanto, investir em treinamento é indispensável.

Esse foi o nosso artigo sobre e-leadership, esperamos que tenha sido útil para você.

You must login to add a comment.

Posts relacionados