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E-commerce: 5 dicas para estimular seu cliente a efetivar a compra

E-commerce: 5 dicas para estimular seu cliente a efetivar a compra

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Um dos problemas enfrentados pelo comércio eletrônico é o abandono do carrinho: o cliente chega a inserir o item no carrinho virtual mas desiste de fazer a compra. De acordo com dados do IBOPE, as lojas virtuais de vestuário e calçados ocupam a segunda opção do ranking de produtos que não tem a compra efetivada, chegando a 80%. Em primeiro lugar, os sites de produtos de informática, com 83%.

O grande desafio dos varejistas online é atrair de volta a esses potenciais consumidores. Para ajudar os lojistas nesta tarefa, a agência Zanox ensina cinco iniciativas que podem influenciar o consumidor a efetivar a compra. Confira:

1) Alertas
Para evitar possíveis perdas de venda por desatenção, crie alertas para incentivar o consumidor a finalizar a compra. Este aviso deve aparecer logo após o cliente tentar fechar o carrinho. Um simples aviso como “a compra não foi finalizada. Tem certeza de que deseja sair?” já contribuirá para a efetivação da venda.

2) Retargeting
Invista em retargeting. Colocar o item que foi abandonado em destaque é importante para que esse consumidor se lembre da necessidade que tinha anteriormente. Mas atenção, utilize o retargeting com moderação para não saturar o consumidor. Defina um período para reimpactá-lo, e se ele não comprar nesse tempo, não continue insistindo.

3) Conheça o seu público
Monitorar o perfil das seus clientes lhe ajudará a fazer ofertas acertadas, oferecendo produtos que tenham mais a cara da pessoa. Isso faz com que a taxa de conversão seja bem maior.

4) Desconto
Ofereça descontos para produtos que já foram de interesse do consumidor. Grande parte das pessoas desiste da compra por conta do preço. Se você oferecer desconto para um produto que foi anteriormente abandonado no carrinho, as chances do cliente compra-lo aumentam.

5) Reduza o prazo de entrega e o valor do frete
O varejista online deve pensar em estratégias para diminuir o custo do frete e o tempo de entrega. Estes dois itens interferem na decisão de compra do consumidor, pois ao acessar a estas duas informações, ele avalia se é mais vantajoso comprar na loja física ou pela Internet.

Com informações do site ProXXima.

Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.

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