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E-Commerce e redes sociais marcam abertura do NRF em NY

E-Commerce e redes sociais marcam abertura do NRF em NY
Por Gustavo Carrer – SEBRAE/SP
O primeiro dia de congresso do maior evento mundial de varejo, o Retail’s Big Show, foi marcado por palestras que abordavam as tecnologias a favor do comércio eletrônico que estão sendo utilizadas pelos principais varejistas do mundo e as novas experiências de compra que tem seduzido os consumidores mais exigentes. 

A NRF 2012 atraiu grande público para
as palestras e exposições
Durante todo o domingo foram apresentados cases de sucesso de marcas bastante conhecidas como Coca-Cola, Amazon, Metro Systems, Master Card, entre outros. As palestras abordavam situações do varejo que todas as empresas, independente do seu porte, devem estar atentas como a integração das tecnologias móveis com as lojas físicas, o olhar atento para proporcionar a melhor experiência de compra para o novo consumidor, estratégias de merchandising para o varejo e o uso das redes sociais a favor do negócio. “Viemos preparados para assistir a palestra de e-commerce e o que mais gostamos foi o case da Amazon. Eles desenvolveram uma ferramenta em parceria com o Facebook que permitia, na hora da compra, a Amazon cruzar os dados do perfil dos seus amigos no Facebook, indicando os aniversários e os produtos dentro do site para presenteá-los, de acordo com as preferências do aniversariante. O mercado está muito dinâmico, temos que filtrar estas novidades e identificar uma forma de conseguir trazer a ideia para o nosso negócio”, relatou o empresário Carlos Augusto Gobo, proprietário da Boot Co, loja de calçados femininos na região de Campinas, interior de SP.

Para Gustavo Carrer, consultor de Marketing do Sebrae-SP que integra a missão empresarial, o destaque do dia também veio da palestra sobre varejo digital com outra experiência com redes sociais de quem já descobriu como promover o envolvimento maior do consumidor.“ Gostei da palestra da Jennifer Hyman, proprietária da Rent The Runway, uma loja que aluga roupas sociais. Ela usa de maneira intensa as rede sociais, mostrando as pessoas que usaram suas roupas, com seus testemunhos e, ao compartilhar as experiências das clientes com a roupa alugada, acaba impulsionando a criação de novas marcas e modelos de vestidos. As redes sociais ao mesmo tempo que estão incentivando o varejo, estão exigindo que as marcas lancem mais modelos e mais rápido, porque as pessoas ao verem uma roupa que já foi muito usada, não vão querer usar de novo”, destacou.

Antes do congresso os empresários tiveram uma palestra da Associação de Lojistas da Madson Avenue e visitaram o Century 21, um dos mais movimentados outlets de Nova York com peças de grifes a preços bem atrativos, mas cuja experiência de compra requer paciência, foco e decisões rápidas da parte do cliente. A missão passou também pela famosa loja da Apple, localizada numa área de 2.100 m², que equivale a metade do andar superior da Estação Central de Metrô de New York. A loja está dentro de um prédio histórico de 140 anos, com arquitetura e layout preparados para alto tráfego (mais de 750 mil pessoas por dia), que encontram no local o que há de mais moderno em tecnologia de comunicação. “Interessante ver como aproveitaram um espaço público em uma loja super atraente, sem estragar o design do ambiente. Além do café de convivência, a loja tem uma área de orientação técnica sobre os produtos, ou seja, se você tiver interesse em aprender como usa o produto e precisar de ajuda para ativá-lo, os próprio técnicos da Apple te auxiliam na hora da compra”, acrescentou Gustavo Carrer.

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