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E-commerce: Conquistando seus cliente na entrega do pedido

E-commerce: Conquistando seus cliente na entrega do pedido

fidelização no e-commerce

Fidelizar é muito importante em um mercado extremamente competitivo. Entretanto a preocupação não deve parar logo que o cliente fecha o pedido.

Os empreendedores geralmente preocupam-se em conquistar o cliente até o momento da compra, e evitar o temido abandono de carrinhos, uma das grandes preocupações no comércio eletrônico. É extremamente importante a fidelização desse cliente não só no momento da compra, mas sim em todo o processo, inclusive no momento em que ele recebe o produto em sua casa. Assim, o empreendedor oferece uma experiência única e deixa o cliente propenso a comprar novamente em seu site.

Como conquistar os clientes na entrega do pedido

A espera pelo produto comprado (que na maioria das vezes não é curta) gera uma grande expectativa e ansiedade no cliente pela sua chegada.

No momento do recebimento do produto o cliente irá escolher se comprará novamente em sua loja virtual ou não. Produtos com defeitos, com peças faltando, sem a nota, ou qualquer outro problema que possa ocorrer, já fazem com que a impressão do cliente perante a sua loja seja prejudicada. O atraso na entrega também é algo extremamente prejudicial à imagem do seu e-commerce.

Segundo estimativas de Terry G. Vavra no livro “Marketing de relacionamento” (1992), um consumidor insatisfeito transmite sua opinião para cerca de outros nove possíveis clientes potenciais e, ainda, 90% dos clientes insatisfeitos não expressam suas opiniões, mas passam a consumir em outras empresas.

Para gerar uma imagem positiva na chegada do produto, invista em estratégias que irão surpreender seu cliente, como:

1) Se for previsto com antecedência que possivelmente o produto chegará a seu destino com atraso, faça com que o cliente perceba que esse problema não depende da sua loja, mas sim do serviço de entrega ou de outros fatores diversos;

2) Envie materiais promocionais dentro da caixa, como canetas personalizadas, adesivos,  embalagens sustentáveis que podem ser usadas para decoração ou como vazo de plantas ou até mesmo balinhas de cortesia com a sua marca estampada;

3) Para conquistar o consumidor ou até mesmo para tentar contornar problemas, as cortesias e promoções dentro da caixa e junto ao produto são ótimas táticas, que garantem resultados e a satisfação dos clientes.

Lembre-se de selecionar as promoções de acordo com o público-alvo. Faça com que cada cliente se sinta especial!

Invista em uma loja virtual que facilite o acompanhamento da entrega dos produtos. As dicas acima unidas a uma boa plataforma de e-commerce irão ajudar no caminho para o sucesso em fidelizar seu cliente.

Acesse mais matérias e informações como essa em nossa seção “E-commerce”.

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