Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Dono do China in Box aprendeu dicas do negócio lavando pratos

Dono do China in Box aprendeu dicas do negócio lavando pratos
O sonho de ter o próprio negócio inspirou Shiba a buscar inovação para a época, o consumo de comida pronta
 
Foto: Divulgação
Robinson Shiba, idealizador do China in Box
Lavar pratos e entregar pizzas nos Estados Unidos deu ao empresário
Robinson Shiba a visão do negócio que hoje, após 24 anos, se tornou a
maior rede de fast food chinesa do Brasil. A China in Box possui mais de
150 lojas espalhadas por todo o território nacional.

Shiba morou durante um ano no exterior para estudar odontologia, mas
foi no trabalho em restaurantes que ele percebeu uma tendência que logo
chegaria ao Brasil: o consumo de comida pronta.

Além disso, as mulheres norte-americanas já estavam muito integradas no
mercado de trabalho, algo que começava a acontecer no Brasil. “Fiz uma
pesquisa informal com mulheres do meu círculo de amizades e notei que
nenhuma delas queria ficar em casa e fazer serviços domésticos”, afirma.

Ao perceber o sucesso que as redes de fast food com entrega em
domicílio faziam nos Estados Unidos, o empresário decidiu repetir o
modelo por aqui. Enquanto esteve por lá, observou todos os processos.
Desde a produção até a entrega, e idealizou como faria melhorias.

Um diferencial importante para que o negócio desse certo no Brasil foi o
tipo de comida oferecida, a chinesa, mesmo Shiba sendo de origem
japonesa. “Não havia delivery de comida chinesa no Brasil. Além disso,
ela tem boa aceitação entre os brasileiros”, declara.

Quando voltou para o Brasil, em 1988, o empresário ainda passou mais
quatro anos estudando e pesquisando a melhor forma de implantar o seu
modelo de negócio.

Foi no bairro de Moema, na Zona Sul da capital paulista, que Shiba
abriu a primeira unidade do China in Box. “Escolhi a região por ser um
bairro vertical. Como faria entregas em domicílio, tinha de atingir o
maior número de pessoas no menor espaço.”

 

Modelo implantado com melhorias

Mesmo atuando em áreas operacionais nos Estados Unidos, o empreendedor
nunca deixou de prestar atenção na rotina dos restaurantes,
principalmente em questões que poderiam ser melhoradas.

A higiene da cozinha e dos alimentos, por exemplo, foi um dos problemas
que Shiba identificou onde trabalhou nos EUA. “A forma que encontrei
para solucionar foi deixar a cozinha à mostra para meus clientes.”

As cozinhas das unidades China in Box ficam separadas da área de
atendimentos por um vidro, mas os consumidores podem observar todo o
processo de preparação de seus pedidos, a higiene do local e até dos
próprios funcionários que manuseiam os alimentos.

Para quem deseja empreender, mas ainda está dentro de uma empresa
privada, o empresário recomenda buscar o máximo de informações sobre
todas as áreas do seu local de trabalho. Estes dados podem dar ao futuro
empreendedor uma boa noção de como funciona um negócio. “É importante
conhecer a política de RH, plano de carreira, ter bom relacionamento
pessoal e até saber o quanto a empresa investe”, diz.

 

Inspiração para negócio veio do pai

Shiba conta que sempre sonhou em ter o próprio negócio. O exemplo vinha
do pai, que, além de atuar como dentista, administrava a loja de
materiais de construção da família. “Ele conciliava as duas funções.
Caso o consultório sofresse uma baixa, não ficaríamos sem renda. Queria o
mesmo para mim”, diz.

Com um objetivo em mente, o empresário manteve-se atento às
oportunidades que surgiam. Com o sucesso do negócio, apareceram vários
pedidos para transformá-lo em franquia. Shiba contratou uma consultoria
e, em 2000, aderiu ao modelo e expandiu a rede.

O empresário também tornou-se sócio de um restaurante japonês, o
Gendai. Em 2007, a administração da marca foi incorporada a do China in
Box, o que deu origem ao grupo Trendfoods, do qual Shiba é o presidente.

Fonte: UOL Economia

You must login to add a comment.

Posts relacionados