Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Divulgação para a nova imagem da cachaça

Divulgação para a nova imagem da cachaça

03Este momento de grande fluxo de turistas, que antecede os eventos esportivos como a Copa do Mundo e a Olimpíadas, é muito favorável para o setor produtivo da cachaça. Principalmente na última década, o reconhecimento internacional da cachaça tem contribuído para mudar a imagem do produto junto aos próprios brasileiros, dando-lhe um status de bebida fina e requintada, merecedora dos mais exigentes paladares. A mudança no status do produto se reflete na sua presença em lojas especializadas em bebidas e nos restaurantes sofisticados.

Diante disso, é extremamente importante a realização de ações marketing para ratificar a qualidade do produto e sua expansão no mercado internacional, o que se contrapõe à antiga imagem da bebida.

Tendo em vista o elevado número de marcas em circulação no país, a utilização de ferramentas de marketing é necessária para diferenciar-se dos concorrentes e acessar novos mercados. Tal estratégia deve ser avaliada pelas empresas do segmento da cachaça por meio do planejamento de marketing.

Dentre as ações focadas no mercado consumidor, deve-se procurar alcançar o maior número de clientes potenciais. Por isso, é necessário constar no planejamento os principais meios de divulgação aplicados aos negócios, que são encartes de supermercados, revistas e jornais, TVs, rádio, materiais gráficos, internet e outdoor. Estratégias de inserção produtiva em venda direta em mercados turísticos e institucionais também demonstram bom potencial de sucesso.

Incluir circuitos gastronômicos e campanhas junto a hotéis e restaurantes, não só nas cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014, são também maneiras de maximizar o acesso ao mercado consumidor.

Aproveitando a oportunidade

O cenário descrito traz excelentes oportunidades de mercado para as grandes empresas. As melhorias na imagem do produto perante o mercado nacional e internacional, bem como o esperado aumento do consumo, geram benefícios para todos os segmentos do setor. No caso de empresas maiores, o tamanho dos equipamentos e as características do processo industrial facilitam a padronização e a formação de lotes maiores. Deste modo, sua escala de produção permite buscar clientes e contratos maiores.

E os pequenos?

Os pequenos negócios que têm obtido sucesso no setor são aqueles que se aproveitam do seu menor tamanho e, portanto, de sua estrutura de custos mais enxuta para oferecer produtos personalizados e diferenciados. Dessa maneira, a característica de pequeno negócio, em vez de ser observada como ponto fraco, pode ser tratada como um significativo diferencial competitivo. Essas empresas têm quebrado paradigmas e diversificado seus produtos, sobretudo procurando ouvir clientes para transformar suas expectativas em necessidades atendidas de maneira personalizada.

As melhores oportunidades para empresários de pequenos negócios do segmento estão no fornecimento do produto à cadeia gastronômica, principalmente bares e restaurantes de cidades que irão sediar os megaeventos esportivos, bem como aqueles localizados em cidades de interesse turístico. Suas instalações produtivas, de menor tamanho, favorecem um maior controle do processo e da qualidade do produto. Além disso, equipamentos menores viabilizam lotes menores, diferenciados, com menor número de garrafas e com características sensoriais específicas.

Vale ainda lembrar que empresas de menor porte do segmento têm acessado oportunidades quando agem de forma associativa junto a outras empresas.

Conheça outras importantes características desse segmento.

Acesse: http://www.sebrae.com.br/setor/servicos/acesse/ideias-de-negocio/ideias-de-negocio/visualizar-ideias/documento/B49699BF5FCFFD1783257C400048F39C/campo/mercado

You must login to add a comment.

Posts relacionados