Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Diversão e oportunidade com o Paintball

Diversão e oportunidade com o Paintball

paintball

O Paintball, do inglês “bola de tinta”, é o nome dado ao esporte de ação em que duas equipes competem entre si, usando marcadores que disparam projéteis de tinta para atingir o adversário. Dentre as variações do jogo, o objetivo mais comum é capturar a bandeira do oponente, sem ser atingido pela tinta.

Este jogo teve origem nos Estados Unidos, em meados dos anos 60. O Serviço Florestal norte-americano encomendou junto à empresa Nelson Paint Company um equipamento marcador de tinta para uso à distância. O intuito era identificar com tinta algumas árvores que estavam do outro lado de córregos ou fora do alcance direto dos guardas florestais. Fazendeiros também poderiam utilizar as bolas para marcar gado. Assim, o equipamento foi criado injetando tinta solúvel dentro de cápsulas de gelatina normalmente utilizadas em drágeas de remédio para cavalo. O projétil era então disparado por armas de pressão.

No início dos anos 80, alguns fazendeiros, veteranos de guerra e caçadores de New Hampshire criaram algumas regras e utilizaram os marcadores de tinta para realizar o primeiro jogo de paintball em uma fazenda da região. A partir daí, a novidade atravessou fronteiras e tornou-se uma mania pelo mundo.

As poucas estatísticas disponíveis apontam para o número de 15 milhões de praticantes de paintball em todo o mundo. Não existem dados e informações sobre o número total de praticantes no Brasil. O esporte encontra muito apelo entre adultos com mais de 30 anos, devido ao alto custo da brincadeira. Trata-se de uma opção segura e saudável de entretenimento após o trabalho.

Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:

  • Pesquisa em fontes como prefeitura, guias locais e regionais, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo;
  • Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o segmento;
  • Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
  • Participação em seminários especializados.

A oferta de games online pode representar um grande concorrente dentre o público jovem. Existem, hoje, diversas alternativas de paintball online, levanto a experiência real para o meio virtual.

O empreendedor deverá usar de muita criatividade na montagem de cenários e criar temas apropriados para diversos tipos de público. Poderá ser explorado o mercado de treinamento corporativo em parceria com empresas de consultoria e treinamento. Outro segmento importante é o meio acadêmico, e o empresário poderá estabelecer parcerias com faculdades e universidades. No meio empresarial, também, poderão surgir diversas oportunidades, desde que grupos sejam estimulados a praticarem o esporte, após o trabalho, como meio de reduzir o stress e integrar equipes.

Não cabe, nesse segmento, apenas mais uma opção de jogo de paintball. É necessário agregar valor, inovando e oferecendo algo estimulante e com capacidade de se reinventar permanentemente.

Confira mais matérias como essa na seção de “Ideias de negócios” aqui no Sebrae Mercados.

You must login to add a comment.

Posts relacionados