CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Dinheiro nasce em árvore sim

Dinheiro nasce em árvore sim

Esta semana me deparei com uma mistura interessante e que pode deixar muita gente com desejo de provar, e não estou falando de gastronomia. A proposta inovadora vem de uma rede social que promete fomentar o comércio, distribuindo recompensas em dinheiro entre os participantes e auxiliando projetos socioambientais.

Como diz o ditado, “quando a esmola é muita, o santo desconfia”! Antes de escrever sobre essa novidade, me cadastrei na rede social uvaia.com e fui entender como funciona o processo, que, em linhas gerais, é um pouco parecido com as redes já conhecidas de todos nós.

Primeiro, você deve receber um convite ou se cadastrar na lista de espera do site. Fui pelo segundo caminho e em pouco tempo recebi o convite para participar. Após efetivar meu cadastro, tive acesso ao site, que dispõe de fácil utilização, conforme figura ao lado.

No site, o usuário pode comprar produtos/serviços das empresas parceiras (TAM, Dafiti, Marisa, Casa Bahia, CVC, Clickon, Extra, Restaurante Bacalhau, entre outras). Cada parceira oferece um percentual de recompensa por cada venda feita no uvaia.com, como se fosse uma comissão, que deve ser dividida entre o comprador, os responsáveis pelo cadastramento dele e o projeto ambiental indicado por você (dentre os parceiros do projeto). Isso mesmo, é aqui que entra o lado social do negócio.

É possível, ainda, acompanhar o impacto gerado por você, direta ou indiretamente, por meio de sua árvore (pessoas ligadas a vocês).

Relação ganha-ganha

O interessante do modelo de negócio são as possibilidades que ele oferece para que empresas, consumidores e projetos socioambientais sejam beneficiados utilizando algo que já estão acostumadas a fazer, ou seja, compras.

São cinco possibilidades de ganhos:

• Ganhar dinheiro a cada compra realizada;

• Sua rede ganha dinheiro a cada compra realizada;

• Contribuir para um projeto socioambiental a cada compra realizada;

• Cadastrar uma empresa como parceira e ganhar em vendas e imagem;

• Cadastrar um projeto socioambiental e receber contribuições.

Para os empreendedores fica a dica de algo que pode gerar uma relação ganha-ganha, entre todas as partes envolvidas, na forma de um negócio social – já abordado no post Modelo social de Negócio.

Para os responsáveis pelo projeto uvaia.com, fica a responsabilidade de manter o negócio com foco no conceito de comércio mais justo; angariar mais parcerias; e mostrar os resultados viabilizados pelos consumidores cadastrados no site.

Confira mais sobre a rede social assistindo o vídeo:

 

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Pedro PessoaVerificadoEspecialista

Técnico do SEBRAE Nacional

Me siga