CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Dicas para você não passar raiva com energia elétrica no seu comércio.

Dicas para você não passar raiva com energia elétrica no seu comércio.

Todos nós sabemos o quando é ruim enfrentar problemas elétricos em qualquer estabelecimento. Muitas vezes iniciamos um ponto comercial aproveitando a energia instalada no local, apenas fazendo algumas adaptações se tudo estiver em funcionamento. Pouquíssimas pessoas buscam uma empresa especializada para realizar uma revisão na energia elétrica. Procurar um eletricista para dar uma “olhadinha” é quase uma regra. E neste caso, o que o eletricista falar vira lei, você segue as orientações se preocupando apenas em não gastar tanto.

O que poucas pessoas consideram é o perigo que uma “olhadinha” pode ocasionar no futuro de uma instalação elétrica. Acho que seria redundante falar de todos os problemas que uma instalação elétrica mal feita pode desencadear. As tragédias, muitas vezes fatais, estão aí para comprovar o quanto é arriscado fazer gato ou usar instalações elétricas inadequadas. Mas alguns alertas são sempre bem vindos, a fim de verificar se o merecido cuidado com a rede elétrica está sendo adotado.

A primeira coisa a fazer, principalmente nos casos de locação de imóveis mais antigos, é levantar quem fez a última instalação ou revisão da rede elétrica do estabelecimento. Poucas pessoas perguntam sobre a rede elétrica de um estabelecimento no momento da locação. Notem que a pergunta não é: Está funcionando? Quantas tomadas o local tem? É preciso pegar documentação. Mesmo não sendo uma ART, é preciso ter um detalhamento de qual foi o último serviço realizado, quais materiais foram adquiridos e instalados no local, e quais testes foram feitos na rede para ratificar a qualidade da instalação.

Para exemplificar a importância de conhecer a rede elétrica vou contextualizar:

Imagine que no local que você queira alugar funcionou uma loja que vende roupas por 5 anos. Uma loja de vestuário basicamente precisa da iluminação e de um ponto de energia para operar o sistema que controla o fluxo de caixa/estoque. Neste caso, o dono do imóvel provavelmente vai falar que a empresa funcionou por 5 anos sem nenhuma queixa de energia. Então, você resolver montar sua empresa, uma sorveteria ou uma lanchonete, por exemplo. São duas empresas que necessitam de freezers ou de micro-ondas, entre outros aparelhos com resistência no caso da lanchonete. Você monta a empresa e logo os problemas começam a aparecer. Seja por emendas na fiação, disjuntores mal dimensionados ou bitola inadequada para os fios.

O fato é que os problemas não apareceram antes porque a rede realmente não tinha sido explorada, aparentemente não apresentava problemas diante da subutilização. Uma instalação não pode ser considerada boa porque não apresentou problemas, somente uma revisão criteriosa pode falar se uma instalação é boa ou não.

E se tratando de energia elétrica, ainda temos os fatores externos. Antes de procurar o local ideal para montar o seu negócio, procure saber como está a qualidade da energia que chega à caixa de distribuição do estabelecimento. É muito importante ter conhecimento sobre a situação dos transformadores e da qualidade de energia que chega ao estabelecimento. Sabemos que o Brasil enfrenta problemas em várias localidades por conta do fornecimento inadequado de energia elétrica.

Mas hoje é possível sanar grande parte dos problemas com geradores de energia. Um gerador de energia é fundamental para algumas áreas de negócio. Uma boa iniciativa é reunir os integrantes do condomínio ou área comercial e levantar a situação, a fim de adquirir ou alugar um gerador para uso coletivo. Assim, qualquer problema externo relacionado à energia elétrica, como apagões ou sobrecargas, não impactaria no funcionamento do comércio ou causaria danos aos equipamentos eletroeletrônicos.

Outra fonte de energia que vem sendo bastante explorada atualmente é a energia fotovoltaica, mas este é um assunto para outro post. A ideia dessa postagem é alertar a todos que querem alugar um ponto comercial, para importância de fazer uma verificação mais cautelosa na rede elétrica. A verificação adequada em uma rede elétrica pode evitar futuros prejuízos, ou até mesmo salvar vidas.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Controle LocalNovo na comunidade

Sólida experiência em gestão de contratos, convênios e termos de parceria governamental. Atuação estratégica no desenvolvimento e monitoramento de projetos no âmbito das políticas públicas tangentes às TICs, com foco na inclusão digital. Formação em Tecnologia de Redes de Comunicação.

Me siga