CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Dicas para você cultivar hortaliças em casa

Dicas para você cultivar hortaliças em casa

As hortaliças e verduras tem se tornado um verdadeiro complemento para o prato de muitas pessoas, na verdade são as hortaliças que dão um paladar melhor para qualquer prato, além disso, elas possuem vários tipos de nutrientes que é fundamental para manter o nosso corpo em funcionamento.

plantio de verduras

 

 

 

 

 

 

 

A maior parte das hortaliças e verduras consumidas nos dias de hoje vem de propriedades de zonas rurais onde os agricultores cultivam todo tipo de verduras e hortaliças, que são usados tanto para o consumo próprio como também para a comercialização.

Saiba mais no Blog Horta no quintal

O consumo de hortaliças tem aumentado cada vez mais e a produção delas no campo tem caído cada vez mais, isso faz com que as hortaliças e verduras passem a custar absurdos em supermercado e em hortifrútis. Devido à alta nos preços as pessoas têm procurado meios de cultivar algumas verduras e hortaliças no quintal da sua residência.

Porém muitos têm enfrentado dificuldade nesses cultivos em residências, pois cada tipo de hortaliça cresce de tamanhos diferentes, além disso, algumas hortaliças dependem de ter um contato maior com a natureza para se desenvolver melhor.

Plantio de hortaliças e verduras em sítios

plantio de hortaliças e verduras

 

 

 

 

 

 

 

Em sítios os plantios de hortaliças devem ser realizados em áreas destinadas somente para o cultivo das mesmas também deve se evitar o cultivo de hortaliças em meio a lavouras que contrai doenças e pragas com facilidade, pois doenças e pragas da lavoura podem afetar e prejudicar a qualidade das hortaliças.

O plantio das hortaliças deve se dar em áreas de fácil acesso para facilitar a irrigação, quanto à questão de solo as hortaliças se adapta bem a qualquer tipo de solo, porém deve sempre ser ter o cuidado para quando for preparar os canteiros fazer uso de esterco bovino, e matérias mortas para auxiliar na fertilidade do solo e também na retenção de água.

As hortaliças precisam estar em contato direto ou parcial com a luz solar para garantir a qualidade no sabor e no aroma das verduras e hortaliças. A vantagem de se produzir hortaliças em sítios é que as mesmas têm um contanto direto com o ambiente, e assim passam a crescer mais vigorosas e mais sadias.

Os plantios de hortaliças e verduras em propriedades rurais podem ser feitos no ambiente livres ou pode ser cercados para proteger de animais, em regiões que a incidência de raios solares é grande o produtor deve fazer uso de telas de som brite com no mínimo 50% para proteger as hortaliças contra o sol muito forte.

No caso de verduras como tomate, pimentão, abóbora entre outros esse cuidado é indispensável haja visto que essas são culturas mais resistentes a raios solares.

Os plantios de hortaliças e verduras realizados em áreas rurais tem um desenvolvimento melhor devido o contato com a natureza e também devido ao solo, pois nessas áreas a planta não fica limitada somente em um espaço.

Produzir hortaliças e verduras em espaços abertos requer muita atenção, pois nessas áreas as mesmas estão mais vulneráveis ao ataque de pragas e doenças.

Plantios em casa ou nas áreas urbanas

plantio de hortaliças e verduras

Cultivar hortaliças em áreas urbanas é uma ótima saída para pessoas que desejam economizar nas compras e ainda manter uma alimentação saudável, a maior dificuldade encontrada em cultivar as hortaliças em casa tem sido o espaço disponível, pois nem sempre as residências tem espaço que dê para cultivar alguma hortaliça.

Além do mais como eu disse anteriormente as hortaliças precisam de espaço e também ter um contato com a luz solar para garantir o desenvolvimento da mesma.

As hortaliças devem tomar no mínimo 4 horas de sol por dia, então o primeiro passo para instalar uma horta em um apartamento, ou em um casa é analisar onde tem incidência de sol durante o dia.

Muitas pessoas usam as janelas ou aquelas mini varandas para instalar sua horta, se você não possui muito espaço e quer plantar mais de uma hortaliça você deve cultivá-las no mesmo vaso ou em vasos diferentes, porém deve haver um revezamento entre as plantas no local onde há raios solares.

Em casas ou apartamentos os cultivos de hortaliças ficam um pouco restrito devido ao espaço, e também o contato com a natureza que a planta necessita, impedindo as vezes que as hortaliças cresçam sadias e vigorosas, por outro lado a vantagem de cultivar essas hortaliças é que sempre você terá um tempero para dar um paladar a mais no seu cardápio sem contar com a economia que gera para seu bolso.

Cultivar hortaliças em casa requer maiores cuidados, pois dentro de um apartamento ou casa ela não possui o auxilio direto da natureza para sobreviver, no entanto elas ficam livres de pragas e até mesmo algumas doenças.

Dependo do espaço disponível o cultivo de verduras é restrito, pois esse tipo de planta requer um espaço maior e também possui uma dimensão maior de raízes.

Época de plantio de hortaliças

plantio de hortaliças

Algumas hortaliças se adaptam bem em qualquer estação do ano, mas quando se fala das hortaliças folhosas a melhor época para cultivá-las é no inverno, se observamos o calendário de plantio de todas as hortaliças notaremos que elas podem ser cultivadas durante todo ano, porém a frequência maior de plantio é no inverno.

Então se você pretende implantar uma horta em sua residência atente-se para essa época e comece a preparar os vasos, jardineiras e floreiras, prepare o substrato tipo de solo que será utilizado e prepare para fazer seu plantio, como você deve saber no conjunto das hortaliças estão às folhosas e as herbáceas.

Essas hortaliças são de pequeno porte e por isso elas dependem do contato com os raios solares para se desenvolver, porém ainda sim entre o outono e inverno é a melhor época para cultivar essas hortaliças.

Mas por que nessa época? Como sabemos essas hortaliças são sensíveis e não suportam incidência de sol muito forte e também não suporta fortes chuvas que são típicas da época da primavera e verão.

Além desses fatores o outono e inverno é uma época em que a pouca incidência de pragas e doenças, o importante é que os plantios feitos nesse período têm ao menos dias ensolarados para conseguir deixas as hortaliças mais vigorosas.

A época do cultivo de hortaliças pode variar para pessoas que moram nas regiões onde o inverno é um pouco mais intenso com presença de geadas, a única alternativa é fazer o cultivo das hortaliças em um local protegido como, por exemplo, as estufas de plástico ou vidro, pois essas estufas podem proteger as hortaliças das geadas e também de baixas temperaturas.

Todas as hortaliças quando é cultivada em local onde a temperatura é baixa elas não se desenvolvem muito bem, algumas apresenta sinais nas folhas causadas pelo o clima, chuvas pesadas também não é adequado para hortaliças principalmente as folhosas, pois essas chuvas costumam destruir totalmente as hortaliças.

Para quem cultiva hortaliças em casa ou no apartamento o ideal é que o plantio seja feito em pequenas jardineiras, pois facilita a locomoção do vaso de um local para o outro podendo facilitar para coloca-las no sol ou para retirar elas de uma chuva muito pesada.

Em regiões onde o calor é intenso o ideal é que as plantas permaneçam em local com um clima variável, por exemplo, quem cultiva hortaliças dentro de apartamentos deve evitar mantê-las muito abafada dentro do apartamento

Além dessas as outras hortaliças também devem ser plantadas em épocas com temperaturas médias, mas é importante lembrar que o sol é fundamental para garantir o desenvolvimento delas.

Saiba mais no Blog Como fazer uma horta no quintal

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Vagner LiberatoBoas respostas