Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Dicas para usar o Excel mesmo sem conhecer a ferramenta

Dicas para usar o Excel mesmo sem conhecer a ferramenta

De todos os programas que existem dentro do Pacote Office, o Excel é aquele que a grande maioria das pessoas considera mais difícil. Não apenas por conta da sua complexidade, mas também por ser um software que contém muitas fórmulas, cada uma para um tipo de função diferente. 

Mesmo que todas as funções mais básicas do Excel sejam simples, algumas pessoas apresentam dificuldades e não entendem muito bem como o programa funciona, o que as impede de usufruir de todos os benefícios que este incrível software pode proporcionar.

Há quem pense que o Excel não é assim tão importante e que ele só serve para fazer planilhas, mas é um grande equívoco pensar assim. O Excel é uma importante ferramenta utilizada por diversas empresas e organizações para organizar dados e estatísticas que os ajudam a tomar a melhor decisão a respeito de seus negócios. 

E este programa do Pacote Office vai muito mais além, ele também pode ser usado para fazer gráficos, construir tabelas e fazer os mais variados tipos de contas, desde as mais simples até as mais complexas, ou seja, é um software realmente completo.

E se você deseja começar a utilizar mais o Excel mas não faz isso por não saber como mexer no programa, veja neste artigo algumas dicas básicas que com certeza irão te ajudar a usar o Excel mesmo sem conhecê-lo a fundo.

 

Conhecendo o Excel

O Excel não é só um dos programas mais famosos do pacote Office, mas do mundo todo. Este programa é considerado um “editor de planilha”, ou seja, é um programa voltado para a formação de planilhas e realização de cálculos de forma simplificada.

Mas como mencionado, o Excel é muito mais do que apenas um programa para a formação de planilhas, ele também pode ser usado para a realização de cálculos, formação de gráficos, tabelas e quaisquer outras coisas que quem o estiver usando julgar necessário fazer.

 

Fórmulas

A primeira coisa que você precisa aprender no Excel são as fórmulas. Elas são pequenas equações que você deve inserir nas células para realizar um cálculo de forma simples e rápida.

Dentro do próprio programa existe um ícone chamado “barra de fórmulas”, nele você consegue visualizar todas as fórmulas que o software disponibiliza, e também te dá a opção de criar suas próprias fórmulas. Toda essa parte é bem auto explicativa, e qualquer pessoa é capaz de aprender com muita facilidade.

 

Linhas e colunas

Outra dica muito interessante que pode ser bastante útil, é conseguir excluir ou adicionar uma linha ou uma coluna em uma planilha do Excel que já está pronta. Para fazer isso, basta utilizar “Ctrl +” ou “Ctrl -”.

O processo também é bastante simples. Você só precisa selecionar as células com Ctrl + quando desejar adicionar, ou com Ctrl – quando quiser excluir. Muito fácil, não é verdade?

 

Transpor dados de uma linha para uma coluna

Este também é um recurso bem fácil de ser entendido e muito simples de ser utilizado. Para que você consiga transportar dados de uma linha para uma coluna, ou vice versa, sem ser necessário reescrever tudo de novo, é só fazer o seguinte:

  • Selecione todos os dados que você deseja transportar;
  • Aperte o botão direito do mouse sobre os dados selecionados e clique em copiar;
  • Agora, basta ir até a opção “colar” e escolher a opção “transpor”.

 

Organizar conteúdos por ordem alfabética ou crescente

Para organizar os conteúdos em ordem alfabetica no Excel basta ir até a guia de dados e escolher “Classificar de A a Z” ou “Classificar de Z a A”.

 

Incluir filtros

Os filtros são o jeito mais fácil de fazer a separação de quais dados são os mais importantes para a realização de um cálculo. E para utilizá-los também é bastante simples. 

Basta clicar na aba onde está escrito “dados”, em seguida, selecionar a ferramenta “filtros” e depois você só precisa clicar na seta que está abaixo da coluna e selecionar as informações desejadas que precisam ficar visíveis.

 

Ajuste de linhas e colunas

Este é um recurso muito simples também e que todos deveriam aprender. Não seria muito incômodo se uma frase ou um dado importante não coubesse em uma célula? Com certeza sim.

E para resolver este problema, basta que você realize o ajuste manual das linhas e das colunas clicando sobre a célula desejada com o botão direito do mouse, escolhendo a opção “largura da coluna ou linha” e inserindo o tamanho desejado.

You must login to add a comment.

Posts relacionados