CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Dicas para montar sua própria oficina de motos

Dicas para montar sua própria oficina de motos

Se você gosta de motocicletas e sabe muito sobre elas, pode lucrar com uma oficina especializada. A mecânica é um negócio muito lucrativo e, considerando que cada vez mais pessoas preferem esse meio de transporte, o retorno econômico faz valer a pena investir nele. Confira as principais dicas para montar sua própria oficina de motos, aqui neste post.

Por que investir em uma oficina de motos?

As motocicletas são o meio de transporte preferido para muitas pessoas, especialmente aquelas que moram em grandes cidades e precisam viajar longas distâncias diariamente em pouco tempo.

Muitas pessoas também desfrutam desses veículos como parte de uma experiência, isoladamente ou em grupo com outros veículos motorizados, fazer um passeio de moto é algo fora do comum e bastante agradável.

São diversos os estilos de motos, no entanto, assim como qualquer veículo, elas podem precisar de reparos. Ao realizar os destinos mais visitados do país, quem viaja de moto sempre para em oficinas para verificar se está tudo certo ou realizar algum reparo. Com o constante interesse por esse tipo de transporte, o lucro das oficinas especializadas só aumenta.

Como montar sua própria oficina de motos

Plano de negócios

Prepare um documento em que você determine como realizar sua ideia. Lá você liquidará todos os custos envolvidos para calcular o investimento. Considere fatores como a localização do workshop, como essa atividade ocorre na região (pesquisa de mercado e concorrência), que tipo de serviços você deseja oferecer, determine objetivos, etc.

Saber tudo isso facilitará seu trabalho e você não cairá na improvisação.

Treinamento

Se você planeja cuidar dos negócios ou se contrata funcionários, deve ser instruído sobre o assunto. É bom que você aprenda tudo o que puder sobre mecânica, embora outras especializações possam ser de grande ajuda, como pintura, adaptações e modificações (ou “personalizações”, alterações na aparência).

Se não for você quem fará o trabalho mecânico, entre outros, mas só cuidará da administração, também será útil saber como trabalhar para supervisionar e garantir que bons serviços sejam prestados.

Localização

Em geral, as oficinas estão localizadas em locais onde existem muitos negócios semelhantes; no entanto, você deve garantir que seja um local de fácil acesso e que tenha segurança, pois lá não apenas armazenará seus instrumentos de trabalho, mas também as motocicletas de seus clientes.

Estrutura

Embora as oficinas não precisem de espaços luxuosos, é recomendável que sejam espaçosas. Quanto mais espaço tiver, mais funcionários você poderá ter e, portanto, mais clientes poderá atender.

Da mesma forma, será mais vantajoso armazenar suprimentos e instrumentos de trabalho (aqui serão executados os serviços), colocar uma espécie de recepção e balcão para atender os clientes, condicionar um espaço para os vestiários e a sala de jantar dos funcionários, além de banheiros e o escritório administrativo.

Material de trabalho

Você deverá fazer uma lista de tudo o que a sua oficina deve ter para trabalho, a fim de atender os seus clientes com o melhor serviço. Pesquise a concorrência, sites especializados, etc.

Pessoal treinado

Seus funcionários devem ter o conhecimento e a experiência necessários para atender seus clientes. Você não pode deixar o nome da sua empresa em mãos não profissionais; portanto, procure o melhor em sua área.

Eles devem ser excelentes e você deve ser exigente com isso. Quando fizer as entrevistas, não se limite a conhecer suas experiências anteriores, peça-lhes que resolvam um problema real em uma motocicleta à sua frente.

Processo de negócios

O processo de negócios é resumido no recebimento da motocicleta do cliente, na detecção do problema apresentado, no orçamento da solução apresentada, no envio do orçamento para aprovação, na execução do serviço e na entrega da motocicleta em perfeito estado de funcionamento ao cliente.

Independentemente do tamanho da empresa, todas essas etapas devem ser cumpridas. A variação dependerá do tamanho da produção e da automação necessária e desejada para um serviço de melhor qualidade.

Trabalhar legalmente

Não pule nenhuma etapa burocrática ou mais tarde, isso pode custar-lhe mais caro ou até o fechamento do seu negócio. É melhor que você esteja em dia com suas licenças, autorizações, pagamentos de impostos e regulamentos atuais. Além disso, sempre acompanhe seu faturamento.

Divulgação

É importante que você invista parte do orçamento em anunciar sua empresa. No começo, pode ser um pouco difícil devido à quantidade de competição que existe, além de muitas pessoas já terem uma oficina e até um mecânico confiável.

Você pode fazer parceria com empresas de seguros, serviços de guindastes e reboques e empresas que lidam com veículos com defeito e veículos para ter mais clientes em potencial.

Por outro lado, as redes sociais são uma grande vantagem hoje, porque através delas podemos expor nosso trabalho em detalhes, e as pessoas interessadas em nossos serviços podem ver do que somos capazes com apenas um clique.

Tente oferecer um serviço gratuito por meio de um concurso ou diagnóstico pela metade do preço para as dez primeiras pessoas que comentam de forma criativa em uma postagem. Existem muitas estratégias que você pode usar dessa maneira.

Valor

Por fim, procure sempre oferecer um serviço memorável para seus clientes. Desde a atenção que recebem quando chegam à sua oficina até a garantia que você oferece. Trabalhe honestamente, seja justo e crie lealdade em seus clientes, para que eles possam recomendar você de olhos fechados.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre stephanie silvaSabe das coisas

Redatora conteúdo WEB.