CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Dicas para manter a saúde física e mental trabalhando em home office

Dicas para manter a saúde física e mental trabalhando em home office

Aparentemente, uma das transformações nesse período de pandemia veio para ficar. Diversas empresas que implementaram o home office às pressas já descobriram que o sistema é vantajoso, reduz custos operacionais e ajuda o trabalhador a ser mais produtivo.

Para os colaboradores, trabalhar remotamente em casa também pode ser muito interessante. Afinal, eles não perdem tempo no deslocamento, conseguem aproveitar melhor as horas livres e podem, sim conquistar mais qualidade de vida. Por isso, a previsão é de que o home office tenha um crescimento de 30% após a pandemia.

Porém, a liberdade que o home office proporciona também pode trazer riscos à saúde. Se o colaborador não tomar os devidos cuidados, é possível que desenvolva problemas na coluna, além de hábitos que levam ao aumento do peso e suas consequências.

Então, vamos descobrir como desenvolver hábitos saudáveis ao trabalhar em casa? Nós separamos algumas dicas para ajudá-lo. Confira!

Dica valiosa: o curso Profissão Home Office pode ensinar você a trabalhar com grandes empresas pela internet, como Google, Facebook, Netflix, descubra como agora!

Cuidados com a postura durante o home office

Para muitos profissionais, trabalhar em home office significa passar muitas horas diante de um computador. Embora seja possível realizar suas atividades em qualquer ambiente da casa, é importante ter um local adequado, que permita observar determinados cuidados com a postura.

Veja alguns dos principais:

Altura da mesa e cadeira

Um dos principais cuidados é a altura da mesa e da cadeira. Elas devem permitir que os antebraços fiquem apoiados sobre a mesa ou o teclado do computador, sem que a pessoa tenha que manter os braços muito esticados ou muito encolhidos.

Além disso, deve ser possível manter os joelhos dobrados em um ângulo de 90° e os pés apoiados no chão. Se a cadeira precisar ficar mais alta para se ajustar à mesa, coloque um suporte apropriado debaixo dos pés.

Se a sua empresa já sinalizou a possibilidade de permanecerem em home office após a pandemia, vale a pena considerar a compra de uma cadeira bastante confortável. Isso ajudará a evitar problemas na coluna e permitirá que você tenha um conforto maior ao trabalhar.

Ergonomia no home office

Altura da tela

A tela do computador deve permitir que você trabalhe com a cabeça ereta, sem ter que levantá-la ou baixá-la. Caso utilize um desktop, é possível fazer isso colocando uma base na tela. Para notebook, existem hoje diversos suportes ajustáveis, com regulagem de altura.

É muito importante não trabalhar com a tela muito baixa. Isso exigirá que você abaixe os ombros e obrigue o pescoço a sustentar a cabeça por horas. Além das dores nessa região, essa postura pode causar uma série de problemas a médio e longo prazo.

Mantenha as costas apoiadas na cadeira

Além de equipamento adequado, também é muito importante que você preste atenção à sua postura. Mantenha a coluna sempre apoiada na cadeira, evitando ficar na posição “corcunda”.

Cuidados com a saúde ao trabalhar em casa

Além da atenção à postura, também não podemos nos descuidar de recomendações que nos ajudam a manter a saúde ao trabalhar em casa. Durante o home office, muitos profissionais não são tão rigorosos quanto ao horário de alimentação ou ficam muito sedentários, principalmente no momento em que as academias estão fechadas.

Portanto, também separamos algumas dicas referentes a essas questões:

Faça as refeições em horários regulares

Nosso organismo trabalha com ciclos regulares. Por isso, para ele é importante manter as refeições habituais, ou  em um período muito próximo a isso. Então, mesmo que o home office possibilite a flexibilidade no uso do tempo, programe-se para tomar o desjejum, almoço e jantar sempre em horários pré-estabelecidos e procure manter uma alimentação saudável.

Evite as visitas frequentes à geladeira

Outro problema do home office é a proximidade do armário e da geladeira. Assim, nas pausas ou momentos de ansiedade, a pessoa corre para a cozinha e acaba se alimentando em horários inapropriados. Além do excesso de peso e estrias, esse hábito prejudica o sistema digestório, que precisa de um intervalo para fazer seu trabalho adequadamente e para descansar.

Se você já desenvolveu esse hábito de ingerir doces ou guloseimas durante a quarentena, comece a substituir alimentos sólidos deixando uma garrafinha com chá ao alcance da mão. Assim, sempre que surgir aquela vontade de correr à geladeira, beba o chá primeiro. Na maioria das vezes, o cérebro está pedindo líquidos, e não comida.

Faça pausas

Programe seu despertador para, a cada período de uma hora, lembrar que você precisa se movimentar. Levante-se da cadeira, ande brevemente pela casa, faça alguns agachamentos ou alongamentos. O sedentarismo é um dos maiores riscos para quem trabalha em casa, e traz sérios riscos à saúde.

Estudos mostram que, mesmo para quem pratica exercícios diariamente, permanecer por mais de três horas consecutivas sentado aumenta o risco de problemas cardiovasculares. Portanto, não se mexer ao longo do dia também é uma espécie de sedentarismo. Programe sua rotina para não ter essas complicações.

Cuide da iluminação e ventilação do ambiente

Se possível, trabalhe em um cômodo da casa que tenha bastante luz natural. Aproveite para abrir as janelas e receber o máximo de ar puro e a luz do sol.

Porém, se não for possível utilizar a luz natural, mantenha o ambiente bem iluminado. A iluminação deve ser suficiente, uniforme e não ofuscante, para não provocar fadiga visual. Lâmpadas que ficam piscando precisam ser substituídas.

Deve haver equilíbrio entre a luz da tela e a iluminação do ambiente. Tanto o excesso de reflexos quanto o contraste entre um cômodo escuro exigem um esforço visual maior para enxergar nitidamente.

Estabeleça um limite

Outro risco do home office é continuar trabalhando além do período estabelecido. Na vida, é necessário estabelecer um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre dever e lazer. Portanto, defina horários de começo e término das atividades. Depois disso, desligue o computador e o telefone para priorizar seu bem-estar e qualidade de vida.

Outra medida muito válida é desligar as telas várias horas antes de dormir. Assim, seu cérebro entenderá que está chegando a hora do descanso e preparará todo o corpo para uma noite de sono reparador.

Pratique exercícios

Mesmo se você está em casa, é possível manter uma rotina de exercícios. Muitos profissionais da área de Educação Física estão compartilhando treinos que podem ser realizados em sua sala e que vão ajudá-lo a atravessar esse momento com mais saúde.

Além de todos os benefícios do exercício, cansar o corpo vai ajudá-lo a manter uma rotina de sono adequada às suas necessidades. Como resultado, seu sistema imunológico funcionará melhor, será mais fácil aplacar a ansiedade e resistir á vontade de comer a todo momento e até mesmo o rendimento no trabalho é potencializado. Então, mexa-se!

Agora você já sabe como trabalhar em casa sem colocar sua coluna e saúde em risco. Gostou dessas dicas? Então, não perca tempo! Compartilhe o artigo com seus amigos que estão em home office também.

Fonte: https://www.vidanatural.org.br/home-office-saudavel/

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre natanaeldsouzaEspecialista

Me chamo Natanael de Souza, sou idealizador do blog MarketingMestre, coach por missão e especialista em marketing digital, com foco para marketing de afiliados. Trabalho há mais de 6 anos prestando serviços de marketing em Santa Catarina e conforme verá em alguns exemplos, todos os projetos que realizo alcançam ótimos resultados! Eu moro em SC e ofereço meus serviços de coaching e marketing digital para clientes em todo Brasil.

Me siga