CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Dicas indispensáveis para uma loja virtual – Cap. 6

Dicas indispensáveis para uma loja virtual – Cap. 6

img-dicas-loja-virtual

 

Capítulo 6:
ESTRATÉGIAS DE PRECIFICAÇÃO

 

Como parte das estratégias de marketing, surgem as ferramentas de precificação, que são, na prática, plataformas para que empresas de e-commerce consigam aumentar sua margem de lucro. Isso se dá através do monitoramento da concorrência e tornando a decisão de mudança de preço no sistema da loja automaticamente.

Dessa forma as lojas não dependem mais de muito tempo ou de uma grande equipe para acompanhar preços e tomar decisões que, imprescindivelmente, devem ser rápidas. Com sistemas de precificação um e-commerce pode estruturar seu preço com base num posicionamento mais nobre, bem como na competitividade do mercado, reconhecido pela intensa disputa de preço.

 

O FUNCIONAMENTO DESSAS PLATAFORMAS

Comumente, os sistemas de precificação funcionam interligados às plataformas de e-commerce e não demanda um novo ambiente para sua utilização.

A pioneira Precifica identifica 20% de seus clientes como pequenas empresas e por perceber a necessidade da penetração do micro e pequeno empresário no ambiente virtual já adapta suas estratégias: “A Precifica foi desenvolvida para atender do pequeno ao grande empresário. Para tanto, o custo do sistema para o pequeno empresário é bem menor. Com cerca de R$ 500,00 de investimento, já se consegue usar essa plataforma com todos os benefícios de aumento de rentabilidade. A automatização otimiza demais o processo de vendas.” argumenta o CEO Ricardo Ramos.

Para adquirir sistemas de precificação, os lojistas não precisam de algo grau de conhecimento técnico, tampouco de uma equipe volumosa. E, para utilizar os serviços com mais prática, as empresas que comercializam esse tipo de sistema vem desenvolvendo artigos com especialistas, elaborando wikis e abrindo espaços para autores de livros a respeito de precificação no mercado em seus sites, direcionando o assunto para os pequenos clientes, evidenciando a simplicidade e a importância da ferramenta para seu negócio.

 

A ALTA COMPETITIVIDADE DEMANDA MAIS AGRESSIVIDADE

Para o micro empreendedor que deseja deixar suas vendas mais competitivas com base na precificação, Ricardo Ramos sintetiza algumas dicas, tanto para aqueles que já têm um e-commerce como para aqueles que querem ampliar seus negócios migrando para o ambiente digital: “O conceito de precificação, que é acompanhar o mercado, é muito novo e consiste em fornecer um número máximo de informações para que você tome uma decisão com a maior certeza possível. Isso é importante para otimizar custos e investimentos em marketing, ou seja, ao se fazer publicidade na internet e ampliar visitas num produto específico, por exemplo, é importante que seu estoque esteja disponível e com o preço adequado. Com a precificação automática – que faz o valor subir ou descer, de acordo com os limites impostos pelo lojista –, ele não perde dinheiro, pois não precisa correr com mudanças manuais de preços no estoque e ganha tempo pra retirar campanhas do ar etc”.

 

 

Por: Alexandre Teixeira, publicitário, docente e consultor de Branding, Marketing e Negócios Digitais.

 

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é