CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Dicas das oportunidades no Setor Moveleiro

Dicas das oportunidades no Setor Moveleiro

Setorial Moveleiro_Capa 2

O Boletim Oportunidades para o Setor Moveleiro, publicado no Portal Sebrae 2014, informa que as empresas do setor moveleiro podem se beneficiar das oportunidades da Copa do Mundo FIFA 2014 de duas maneiras.

Uma é firmando contratos com hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais (numa relação restrita entre entidades privadas) e a outra é fornecendo para empresas de maior porte no cumprimento de contratos com órgãos públicos (numa relação entre entidades privadas e entidades governamentais).

Ser parceiro de uma empresa de grande porte nas vendas para o setor público exige conhecimentos específicos também para micro e pequena empresa.

Uma dica para adquiri-los é participar de cursos presenciais e cursos virtuais. O Sebrae oferece capacitação sobre como fornecer para administração pública sem riscos e também sobre como aplicar os benefícios legais que garantam tratamento diferenciado e facilitado nos processos licitatórios.

Para participar presencialmente, procure o Sebrae no seu estado ou ligue 0800 570 0800. Já para participação nos cursos online, acesse o programa CG – Compras Governamentais, clicando aqui.

O Sebrae também atua para integrar negócios entre pequenas e grandes empresas. Isso porque o relacionamento entre as grandes corporações e os pequenos empreendimentos pode contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável. Uma das formas de relacionamento propostas é a Central de Oportunidades. Uma ferramenta de aproximação comercial entre empresas, devolvida pelo Sebrae, na qual os empreendedores participam de um ambiente online, fácil de usar e gratuito, para oferecer produtos e serviços ou buscar fornecedores.

O Boletim Oportunidades para o Setor Moveleiro também sugere cinco práticas que podem ser adotadas por micro e pequenas empresas do setor moveleiro para a apropriação das oportunidades da Copa do Mundo FIFA 2014.

Uma delas é investir em novos designs. O design tem peso fundamental para a boa aceitação de um produto no mercado.

A tarefa principal do designer é identificar problemas e gerar soluções, permeando todo o ciclo de vida daquilo que é objeto de estudo. Esse profissional enxerga como problema tudo aquilo que afeta o sistema no qual o produto está inserido, assim como tudo aquilo que afeta a experiência e o bem-estar na interação com o produto.

Como esses problemas são de naturezas diversas, o designer mapeia a cultura, os contextos, as experiências pessoais e os processos na vida dos indivíduos. Com isso adquire uma visão mais completa e identifica melhor as barreiras e as alternativas para transpô-las. São experimentações de novos caminhos, abrindo novas alternativas que, uma vez transferidas para o produto, agregam valor ao mesmo.

Investir em design possibilita desenvolver um ambiente criativo, um negócio inovador e uma empresa com mais e melhores oportunidades de acesso a mercados.

Onde encontrar designers

O portal DesignBrasil, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) – através do Programa Brasileiro de Design (PBD), em conjunto com o SENAI e o SEBRAE promove a integração, a convergência e a cooperação entre as diversas ações na área do design em todo o país.

O portal divulga inúmeras informações. Entre elas, o catálogo de produtos que representam o melhor do design da indústria brasileira; a agenda de eventos com cursos, fóruns, feiras, prêmios e concursos; e os programas públicos de incentivo ao design.

Visite também o http://www.sebraedesign.com/. Um blog criado para ser espaço de reflexão, divulgação e discussão de assuntos relacionados a design. Uma plataforma para permitir maior dinamismo e interação com o público, que traz conteúdos mensais sobre tendências e práticas de design e ainda divulga eventos, prêmios, cursos e casos de sucesso.

Onde encontrar oportunidades

Se sua empresa está localizada em uma das cidades-sede do mundial de 2014 ou se a estratégia do negócio é expandir mercado para uma dessas capitais brasileiras, acompanhe os boletins de Oportunidades. Acesse por setor ou cidade-sede no Portal Sebrae 2014.

Não perca as Ideias de Negócios neste segmento:

  • Acessórios para móveis – puxadores e similares
  • Artefatos de madeira – fabricação e fornecimento
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga