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Dicas de gestão de negócios voltados para megaeventos

No mundo do conhecimento, tão valioso quanto o aprendizado é o compartilhamento deste. A Delloite – empresa de consultoria de atuação mundial que esteve envolvida nas Olímpiadas de Londres, em 2012, publicou as “Lições de Londres”: um material dirigido para gestão de negócios voltada para megaeventos e projetos de capital, contendo valiosos insights para o universo empresarial.

 

Veja os insights compartilhados.

Visão:

  • Estabeleça uma visão ousada que capture corações e mentes e use-a para atrair a todos e conciliar interesses.
  • Faça com que a visão seja alcançável – ela precisa ser traduzida para objetivos e compromissos que possam ser realizados por todas as partes interessadas.
  • Evite distrações causadas por desnecessários indicadores de desempenho e sistemas complexos de medição.
  • Seja consistente ao comunicar a visão – a mensagem evoluirá conforme o desenvolvimento do programa, mas não se afaste da visão original.

Liderança:

  • Nomeie líderes que demonstrem paixão genuína pelo projeto e que tenham também habilidades técnicas e experiência.
  • Use a visão para unir os líderes de todas as organizações parceiras, deixe a política de lado e foque na realização.
  • Construa uma equipe com experiências e históricos diversificados.
  • Motive e invista no potencial de liderança – a administração sênior deve procurar fazer com que seus pares júniores demonstrem forte liderança.

Governança

  • Analise como os modelos de governança precisam evoluir no decurso do tempo – o modelo certo no início do projeto, na maioria das vezes, não será eficaz no final.
  • Mantenha a clareza sobre a extensão dos controles, seus limites e o aumento de diretrizes.
  • A comunicação das decisões é tão importante quanto tomá-las.

Clientes

  • Entenda as perspectivas do usuário final desde o início, mantenha um foco consistente, não perca de vista os passionais “clientes-proprietários”.
  • Evite surpresas futuras incluindo o pessoal de operações, conhecedor de todos os grupos de usuários, por todo o ciclo de vida do projeto.

Equipe

  • Estimule a mobilidade no projeto para obter mais valor do melhor talento e melhorar carreiras.
  • Alinhe a administração do desempenho com o ritmo do projeto. Isso deve facilitar a promoção, a gratificação e o desligamento de pessoas, conforme apropriado.
  • Quando possível, considere recrutar fora das fontes tradicionais: recém-formados, voluntários e estagiários podem aumentar o conjunto de recursos disponíveis e reduzir custos.
  • Planeje desde o início as mudanças nas fases, especialmente dissoluções para reestruturação do ativo e da base de recursos humanos.

Operação

  • Aprenda testando – reserve tempo para rever seus planos beneficiando-se dos aprendizados.
  • Use as atividades de prontidão para construir confiança em todos os níveis – inclua um foco adequado às atividades de rotina assim como aos cenários de crise em todas as simulações em um ambiente sem riscos.
  • Pense em incluir membros do público nos testes para aumentar o realismo e criar defensores do projeto.

Comunicação

  • Mantenha a comunicação clara e simples.
  • Analise a necessidade de estruturas organizacionais especiais para integrar as mensagens dos vários parceiros.
  • Use tecnologia atual, mas tenha certeza de que sejam próprias para a finalidade.
  • Seja proativo ao corrigir mensagens imprecisas.

Legado

  • Seja realista sobre quando os benefícios começarão a ser vistos – o fracasso de projetos de capital pode ser conseguido no primeiro dia, mas o sucesso leva muito mais tempo.
  • Seja claro sobre os objetivos de longo prazo, mas fomente flexibilidade na forma em que são alcançados.
  • Nomeie desde cedo as equipes operacionais e de legado – para outros projetos pode também ser adequado pensar em uma transição em etapas em vez de uma transição explosiva, de uma vez só.

Nos próximos dois anos, o Brasil receberá a Copa do Mundo FIFA 2014, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Estima-se que 75% das contratações de serviços para as Olimpíadas serão realizadas em 2014 e 2015. Se você está desenvolvendo um projeto de olho nesses eventos e quer cadastrar-se para fornecer serviços, acesse o endereço eletrônico Portal de Suprimentos Rio 2016. Leia o Manual do Fornecedor para mais informações a respeito dos critérios para cadastramento, utilização da marca e conduta. Consulte também: o Guia da Cadeia de Suprimentos Sustentável, o Guia de Embalagens e o Guia sobre Substâncias e Materiais Nocivos que podem ser baixados através do Portal.

A movimentação do mercado em torno da Copa do Mundo FIFA 2014 já está acontecendo há algum tempo. Mas com a proximidade do evento, as contratações de serviços e aquisição de produtos tende a aumentar. Por isso, se você está dirigindo seus esforços para realizar projetos para essa competição, acesse http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae2014/. Conheça, por exemplo, a Central de Oportunidades, os Casos de Sucesso, as Ideias de Negócios e os Boletins de Mercado para cada uma das cidades-sede do evento.

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Comentário ( 1 )

  1. […] Megaeventos são de grande importância para divulgação do potencial produtivo e do consumo do Brasil. Eles podem trazer benefícios, como a entrada de investidores e oportunidade de promoção do produto nacional. […]

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