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Devo aceitar moedas digitais no meu negócio?

Uma das prioridades de qualquer dono de negócio é facilitar a vida de quem quer comprar seu produto. Isso se manifesta na oferta de diversas formas de pagamento; se o negócio é físico é possível pagar com dinheiro, com cartão de crédito e no débito. No digital há ainda mais opções, como as carteiras digitais e boleto.

Entretanto, uma oportunidade se apresenta com a popularização das criptomoedas. O processo ainda é lento – se comparado, por exemplo, ao PIX – mas sem dúvidas houve avanço nos últimos anos, especialmente com a exposição do Bitcoin e seus aumentos impressionantes. 

Portanto, a pergunta do título se faz necessária. Caso você não conheça bem as criptomoedas, abaixo apresentaremos a mais famosa delas.

Bitcoin e as criptomoedas

As criptomoedas são uma das grandes invenções da última década. As chamadas moedas virtuais se diferenciam das moedas tradicionais por não terem uma versão física e serem descentralizadas. A tecnologia que rege as criptomoedas é o blockchain e há várias delas no mercado, como você pode observar no criptoeconomia.

Entre as cotações apresentadas no site estão o Ethereum, Cardano, Dogecoin e muitas outras, todas basicamente com os mesmos princípios.

A mais famosa das criptomoedas é o Bitcoin, inventado em 2009 por Satoshi Nakamoto, um pseudônimo utilizado por alguém que até hoje não se sabe quem é. No início a novidade e o uso da criptomoeda foi mais restrito para entusiastas e pessoas ligadas à área de tecnologia, mas com a valorização da moeda e a publicidade dada, o burburinho foi crescendo.

O auge tinha sido em 2017, quando o valor de um bitcoin tinha chegado próximo dos 20 mil dólares e houve uma corrida para adquirir a criptomoeda. A queda gigante posterior trouxe mais dúvidas, mas em 2021 houve uma nova subida e um recorde, com o valor chegando a 60 mil dólares.

Mas por que essa subida? Investidores que antes tinham receio das criptomoedas por ser descentralizado e totalmente à mercê das movimentações do mercado começaram a vislumbrar seu potencial. E comerciantes mais conectados com as novas tecnologias começaram a aceitar seu uso para a compra de produtos. 

Afinal, a popularização de uma moeda depende totalmente do seu uso pelas pessoas nas transações do dia a dia. Só assim pode existir uma substituição ou concorrência direta entre as moedas virtuais e as moedas tradicionais.

E o comerciante? Como fica nisso?

Já há empresas que aceitam o Bitcoin como a Microsoft e Twitch (plataforma de streaming de jogos especialmente) e até ONGs como a Cruz Vermelha também aceitam doações com a criptomoeda.

A aceitação delas por comércios, independente do tamanho, exige um investimento tecnológico, já que a plataforma precisa estar integrada com o modal de pagamento e é preciso armazenar esses pagamentos em algum lugar. As notícias de roubos e o fato de existir uma certa nebulosidade fiscal também são fatores que podem deixar alguns com o pé atrás.

Entretanto, infelizmente, roubos existem adotando qualquer forma de pagamento e oferecer mais uma forma de pagamento, ainda mais uma que valoriza de forma exponencial, podem ser um enorme diferencial para um comerciante.

A ponte que unirá a oportunidade à possibilidade de adotar a novidade pode ser uma parceria com o PayPal no âmbito mundial, já que hoje é limitada aos Estados Unidos. A plataforma de pagamentos já é adotada por inúmeras empresas, sites de e-commerce e comerciantes do mundo inteiro, já que permite o pagamento de uma compra com poucos cliques e segurança. 

Assim a integração será facilitada e a confiança da plataforma permitirá não só que mais clientes usem o Bitcoin – caso possuam – mas também que empresas possibilitem essa forma de pagamento por se sentirem mais seguras.

Caso o PayPal não se posicione nesse sentido, é de se esperar que concorrentes – há diversas marcas de carteiras digitais – ou empresas novas assumam esse vácuo já que a última fronteira para a popularização do Bitcoin e outras criptomoedas é sua aceitação geral como forma de pagamento para compras de alimentos, roupas, transporte e contas em geral.

Com esse facilitador, o comerciante não terá uma razão para rejeitar as criptomoedas, já que será uma forma de pagamento digital como qualquer outra, com os fundos sendo enviados para sua conta imediatamente, algo que não acontece, por exemplo, com pagamentos com cartão de crédito. Ou seja, há diversos benefícios para aceitar o Bitcoin.

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