Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Descubra sua motivação para criar o próprio negócio

As motivações que levam as pessoas a criar um negócio são muitas, mas
as mais citadas em pesquisas com empreendedores atuais ou em potencial
são:

• Autorealização (fazer o sonho acontecer)
• Desejo de independência
• Autonomia para tomar decisões
• Ganhar dinheiro
• Busca de novos desafios (mudança na carreira / pós-carreira / aposentadoria)
• Falta de alternativa (perda do emprego)

Quais das motivações acima aplicam-se ao seu caso? Se você está
querendo montar o negócio próprio porque perdeu o emprego e não consegue
recolocação no mercado de trabalho, cuidado, pois o negócio próprio demanda comprometimento de longo prazo.

Ao decidir por montar uma empresa, você precisa vislumbrar o que estará
fazendo daqui a 5, 10 anos. Não se trata de uma decisão de momento, que
muitas pessoas infelizmente tomam por falta de alternativa. Mas mesmo
que esta tenha sido a motivação inicial, é possível você ser
bem-sucedido se entender as premissas aqui discutidas.

O mesmo se aplica se sua motivação for apenas ganhar dinheiro. O
dinheiro em si é uma métrica do sucesso nos negócios, mas os
empreendedores mais bem-sucedidos são quase unânimes em afirmar que o
dinheiro nunca foi sua principal motivação.

O principal motivo que os levou a enfrentar o desafio foi a vontade de
fazer acontecer. Muitos citam ainda a busca de novos desafios e o
sentimento de poder definir o caminho a seguir (independência/
autonomia).

Mas não se iluda com a autonomia 100%. Os donos do próprio negócio são
os responsáveis pelas decisões na empresa, mas conforme o negócio cresce
vários serão os interlocutores que influenciarão nas decisões:
clientes, fornecedores, investidores e sócios.

Enfim, qual é a sua motivação?

Esta coluna foi escrita por José Dornelas*, com base no livro “Seja dono do próprio nariz”.

*José Dornelas é especialista em empreendedorismo, presidente da
Empreende e autor do best-seller “Empreendedorismo, transformando ideias
em negócios”.
Fonte: UOL Empreendedorismo

You must login to add a comment.

Posts relacionados