CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Demanda das empresas por crédito recua 5,4% em setembro, aponta Serasa Experian

MoedasConforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve recuo de 5,4% na busca das empresas por crédito durante o mês de setembro/2013. Foi a segunda queda mensal consecutiva do indicador uma vez que em agosto/2013, a demanda das empresas por crédito já havia recuado 4,2%. Por sua vez, na comparação com o mesmo mês do ano passado (setembro/2012), a demanda das empresas por crédito foi 6,9% maior em setembro de 2013. Com este resultado, a variação acumulada no ano da demanda das empresas por crédito passou de -4,0% (janeiro a agosto) para -3,0% (janeiro a setembro), sempre em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a segunda queda mensal consecutiva da demanda empresarial por crédito ocorrida em setembro/2013 é um indicativo de enfraquecimento da atividade produtiva ao longo do terceiro trimestre deste ano, o qual foi marcado por fortes oscilações da taxa de câmbio, elevações das taxas de juros e níveis de confiança empresariais menos expressivos. Vale mencionar que a alta de 6,9% na comparação interanual (setembro/2013 vs. setembro/2012) foi influenciada diretamente pelos dois dias úteis a mais em setembro desde ano (21 contra 19) em relação a setembro do ano passado.

Análise por porte
A queda da busca das empresas por crédito em setembro/2013 foi concentrada nas micro e pequenas empresas, as quais recuaram 5,8% em relação a agosto/2013. Na direção contrária, houve avanço de 0,1% na demanda por crédito nas médias empresas e alta de 1,3% na busca por crédito por parte das grandes empresas.

No acumulado do ano, as grandes empresas estão exibindo o melhor desempenho em termos de demanda por crédito: alta de 18,3% de janeiro a setembro de 2013 frente ao mesmo período do ano passado. As médias empresas exibem crescimento de 4,4% no acumulado do ano. Por outro lado, o período de janeiro a setembro de 2013 registra queda de 3,6% na busca das micro e pequenas empresas por crédito.

Análise por setor
A maior queda na demanda por crédito, em setembro/2013, foi registrada pelas as empresas de serviços, com baixa de 6,9% frente a agosto/2013. As empresas industriais exibiram recuo de 6,2%, e, por fim, as empresas comerciais reduziram sua busca por crédito em 3,9% durante o mês de setembro.

No acumulado de janeiro a setembro de 2013, dois dos três setores econômicos pesquisados exibem recuos nas suas demandas por crédito: variações acumuladas de -5,5% nas empresas comerciais e de -3,7% nas empresas industriais. Apenas as empresas de serviços estão com crescimento em suas demandas por crédito: alta de 0,6% no período de janeiro a setembro de 2013.

Saiba mais no site da Serasa Experian.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae