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De olho nas oportunidades de mercado

De olho nas oportunidades de mercado

Caminhada ao Buraco do Padre (Ponta Grossa/PR) Foto: Raphael Marcondes/Xetá

Turismo de aventura não era o principal foco dos três educadores físicos que criaram a Xetá Experiências ao Ar Livre, em 2009, no município de Ponta Grossa (PR). Mas, ao perceber no mercado a crescente demanda por atividades em ambiente natural, os empreendedores reajustaram os planos iniciais e agarraram à oportunidade com determinação e investindo em inovação.

Os sócios desenharam a empresa ainda na graduação. Então, o objetivo era prestar serviços de treinamento vivencial ao ar livre.

“O foco inicial da empresa era realizar treinamentos empresarias com grupos em ambientes naturais.”, conta Geison Schmidt, um dos fundadores da Xetá.

Como a região de Ponta Grossa tem vocação para o turismo de aventura –congrega um complexo de atrativos naturais, históricos e culturais –, os oportunidades para atuar neste nicho foram surgindo para a Xetá. Em 2009, havia um profissional ou outro que organizasse passeios em ambientes naturais, mas faltava na cidade uma empresa que profissionalizasse estes passeios, criando pacotes para aproveitar o que há de melhor e obedecendo a regras de segurança. Foi aí que a Xetá se estabeleceu.

“O turismo de aventura acabou sendo um dos nossos principais carros-chefes. No início, oferecíamos atividades de aventura que já conhecíamos e nos identificávamos e depois passamos a criar passeios de acordo com as demandas que chegavam até a nossa equipe.”, explica Geison.

Hoje, pelo projeto Mais Natureza, a Xetá realiza atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como tirolesa, bungee jumping e caminhadas em parques. Também oferece soluções para o desenvolvimento pessoal e corporativo por meio do programa Ecovivências; e, através do Vida Saudável, presta serviços de ginástica laboral e promoção de qualidade de vida nas empresas. As atividades são voltadas para pessoas de diferentes faixa etárias: desde crianças a maiores de 60.

Certificação

Caminhada no Parque Estadual de Vila Velha (PR) - Foto: Raphael Marcondes/Xetá

Para conquistar mercado, os três sócios perceberam que era preciso investir na adequação das atividades às regras da ABNT, garantindo a segurança dos clientes durante os passeios de aventura; e também conhecer experiências de outras empresas do segmento, por isso se associou à Abeta – Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Outra iniciativa importante foi aplicar questionários tanto para armazenar dados sobre a clientela – inclusive sobre a situação clínica de cada um –, como para receber feedback dos clientes sobre os serviços prestados. A partir daí, puderam conhecer melhor os clientes e aperfeiçoar as atividades organizadas pela Xetá.

“Por questões de segurança, estes dados clínicos são utilizados durante as atividades. Então, a gente sabe se a pessoa é alérgica à picada de mosquito ou se tem restrição a algum tipo de medicamento, caso haja algum acidente”, destaca Schmidt.

Entre as mudanças implementadas a partir de sugestões dos clientes, a Xetá passou a oferecer alimentação nas atividades de rafting e investiu na padronização e identificação visual de equipamentos usados nos passeios.

Após realizar estas mudanças e investir na padronização dos passeios segundo as regras da ABNT, a Xetá registrou aumento do faturamento bruto em 279%. Já o aumento no número de clientes registrou um índice de 269%. Para fazer essas inovações, a agência de turismo ecológico recebeu apoio do programa ALI – Agentes Locais de Inovação, do Sebrae, que propôs mudanças na gestão de processos, especificamente na área de divulgação e mercado.

Plano de marketing

Circuito de Cavernas (PR) - Foto: Geison Schmidt/Xetá

O próximo passo foi criar um plano de marketing, planejando o posicionamento da marca no mercado; quais seriam os parceiros ideais para o negócio crescer; o formato e conteúdo do material de divulgação; e que estratégias seriam utilizadas para conquistar o público-alvo.

“Investimos nas redes sociais, tanto é que temos uma demanda grande via Facebook e Twitter. Mais de 90% do nosso público chega até à Xetá via Internet.”, conta Geison Schmidt.

Outra maneira de divulgar a marca é por meio do Clube de Parceiros, que é formado por empresas “amigas”. A agência dá desconto no valor de seus produtos e serviços para os parceiros, que em troca publicam em seus sites a marca da Xetá linkada para a homepage da agência de ecoturismo. Entre os parceiros, hotéis, restaurantes e outros negócios do trade turístico.

A Xetá percebeu ainda que poderia ampliar sua gama de clientes para o serviço de ginástica laboral se tornando um credenciado do Sesi. Por intermédio da instituição do Sistema S, atende a várias indústria de Ponta Grossa.

“Nesta região, somos os únicos credenciados do Sesi para realizar ginástica laboral.”, diz o empreendedor.

A empresa também revende pacotes e atividades de agências parceiras, e ganha uma porcentagem sobre estas vendas. Este tipo de pareceria amplifica a área de atuação da Xetá, pois assim a agência de turismo oferece produtos e serviços desde a região centro-sul até o litoral do estado.

“No Paraná, há sete agências de turismo de aventura credenciadas à Abeta. Todas elas são parceiras nossas, então, é uma concorrência bem sadia. O nosso grande diferencial é justamente ter produtos e serviços que atendem a quase metade do estado, enquanto os concorrentes atuam de forma mais isolada. Essa variedade atrai clientela.”, avalia Geison.

Saiba mais

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