CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Dança: oportunidade de negócio para a moda fitness

Dança: oportunidade de negócio para a moda fitness

danca_571x411px

Seja por hobby, diversão, saúde ou profissão, a dança conquista cada vez mais pessoas. Para os pequenos negócios de vestuário e do varejo da moda, isso apresenta um grande potencial a ser explorado, e a oportunidade está em todos os nichos, independente da modalidade. E os empreendedores podem tanto investir tanto na produção e comercialização de roupas de ensaio e figurinos para as apresentações, quanto se inspirar na dança para criarem novas coleções e produtos.

Em 2013, a bailarina Betina Dantas criou a modalidade Ballet Fitness, fruto da união do Ballet Clássico com exercícios de academia. Betina também percebeu que havia uma oportunidade de negócio na fabricação de roupas específicas para a prática da atividade física. A professora fechou parceria com a marca de roupas de dança 2PEACE, e desenvolveu uma coleção totalmente inspirada nessa modalidade. O resultado da coleção foi um mix moderno de artigos utilizados no Ballet Clássico com roupas de academia.

É importante lembrar que cada vez mais homens estão praticando alguma modalidade de dança, o que intensifica ainda mais a oportunidade no mercado com a produção e venda de artigos de dança masculinos.

Casos de sucesso

Os negócios que investem no segmento são inúmeros e têm obtido sucesso. É o caso da loja on-line Mundo Dança, fundada em 2000 e que comercializa os mais diferentes artigos de moda para dança, em nível nacional. Entre as opções vendidas estão sapatos, sapatilhas, vestuário, moda fitness, entre outras. A empresa está presente e ativa nas redes sociais, e só no Facebook possui 100 mil fãs.

A dança tem sido bastante utilizada como inspiração para coleções de grifes e marcas de roupa. Um bom exemplo disso é a marca de lingerie Valisere, que buscou inspiração nos movimentos e características de dança para criar a coleção outono/inverno 2015, que ganhou o nome de Coleção Can Can.

Principais modalidades praticadas no Brasil

  • Dança do ventre;
  • Danças folclóricas;
  • Tango;
  • Dança latina;
  • Ballet;
  • Samba;
  • Dança de salão;
  • Hip Hop;
  • Jazz.

Características dos produtos de qualidade

  • Bainhas: devem ser reforçadas, evitando que os pontos sejam rompidos e a bainha se desmonte com facilidade;
  • Fixação: as roupas e acessórios devem ter certa fixação com o intuito de não se deslocarem durante um movimento;
  • Materiais: devem promover conforto para a realização dos movimentos. Não podem comprometer a atividade. O ideal é que os materiais utilizados estejam de acordo com a modalidade atendida;
  • Costuras internas: comumente “rasgam” ou rompem, devido aos intensos movimentos. Essas costuras também devem ser reforçadas para evitar transtornos aos bailarinos/dançarinos;
  • Detalhes: são muito utilizados nos figurinos e artigos de dança. No entanto, deve-se avaliar a real necessidade do uso, e evitar excessos. Assim, eles não comprometem o conforto e a segurança de quem realiza a atividade.

Com informações do Sistema de Inteligência Setorial.

Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.

Foto: André Luiz D. Takahashi/Prefeitura de Votuporanga

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga